Arrocha, xote e forró no Arraial dos Namorados no Espaço São José Liberto

Além do aroma das flores, do sabor inconfundível do chocolate e da sedução das joias, o segundo Mini Festival de Chocolate, Flores e Joias – Arraial dos Namorados – tem música e dança nesta sexta-feira e sábado, 7 e 8, no Espaço São José Liberto – Polo Joalheiro, na Praça Amazonas, no bairro do Jurunas, em Belém. O evento será sempre das 9h às 18h, hoje e amanhã, com entrada franca ao público. Mas, atenção, os shows artísticos do grupo da terceira idade Aroma de Patycholin e da cantora Mônica Navarro, serão sempre das 16h às 18h.

A cantora Mônica Navarro preparou um repertório recheado dos gêneros típicos da quadra junina. O rastapé terá o arrocha, xote, forró, brega marcante, quadilha e até discoteca no Arraial dos Namorados. Mônica levará a performance de um casal de dançarinos e contará com o auxílio preciso de um guitarrista e um tecladista. A animação do grupo da terceira idade Aroma de Patycholin dispensa apresentações, pois a fama alegre do grupo já corre longe.

Dez empresas que produzem chocolate genuinamente paraense, da amêndoa à barra; 20 produtoras de bombons regionais, as chamadas bombonzeiras, e 12 produtores de flores e ainda artesãos de joias vão comercializar seus produtos no evento.

A secretaria estadual de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), é realizadora do Mini Festival em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Pará (Sedeme), com apoio de outras secretarias e órgãos estaduais.

Nesta versão junina, a Sedap apoia a comercialização de espécies de flores e plantas ornamentais em arranjos. Os floricultores vão levar orquídeas, flores em vasos, plantas para jardim, cactos, suculentas, terrários, entre outros produtos naturais, conforme informou a coordenadora do programa de Floricultura da Sedap, Dulcimar Melo.

O secretário de Desenvolvimento Econômico do Pará, Iran Lima, observou que a Sedeme, entre outras competências, desenvolve iniciativas de estímulo ao setor produtivo, como o incentivo ao empreendedorismo criando oportunidades de divulgação e comercialização para os produtos locais, e essa é a concepção dos festivais, em questão.

A coordenadora de Mercado, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Pará (Sedeme), Luciana Centeno, enfatiza que os minis festivais vêm acontecendo como eventos mobilizadores para o Festival Internacional de Chocolate e Cacau da Amazônia e o Florpará, promovidos pelo Governo do Estado, e que este ano, vão acontecer de 19 a 22 de setembro, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

A iniciativa dos minis festivais e do evento maior, em setembro, é uma articulação do Governo do Pará por meio da Sedap, Sedeme, Setur, Secult, Codec, Igama (Instituto de Gemas e Joias da Amazônia). O Sebrae Pará é  parceiro da iniciativa por sua expertise com os pequenos e médios empreendedores. Texto: Ascom/Sedeme. Fotos: Divulgação/Mônica Navarro.