Direção da Sedeme fortalece integração entre as áreas da secretaria

Todos os diretores da Sedeme se reuniram para alinhar ações e estratégias que promovam ainda maior integração entre as áreas da secretaria. O encontro com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará, Iran Lima, ocorreu na sede da instituição, nesta terça-feira, 22, em Belém.

“Na administração pública a busca pelo aprimoramento das rotinas de trabalho, deve ser permanente para ordenar as ações e as tomada de decisão das políticas públicas’’, afirmou o titular da Sedeme, Iran Lima.

O secretário Iran destacou que as iniciativas da Sedeme estão em curso não apenas na Região Metropolitana de Belém (RMB) mas no interior paraense, a exemplo do Programa Parcerias pelo Pará, voltado aos segmentos produtivos, entidades de classe, e à gestão pública municipal (prefeitos e secretários municipais) a fim de viabilizar iniciativas que fortaleçam os negócios e os investimentos no território paraense.

A secretária adjunta de Gestão Administrativa, Luciana Bitencourt, observou que a Sedeme enquanto a secretaria que conduz a política econômica do Estado, com articulações técnicas no âmbito interno e externo do Governo estadual, exige permanentemente um planejamento transparente das atividades para ter resultados efetivos e eficientes, com respostas rápidas  à própria gestão pública mas também à iniciativa privada no Pará.

“Temos as diretorias de Indústria, Comércio e Serviços, Geologia e Mineração, Energia, Concessões, só para citar algumas, e somos todos um corpo só, portanto, temos a necessidade de atuar do modo integrado e coletivo para otimizar os trabalhos. Uma diretoria precisa enxergar a outra e todas andarem juntas’’, salientou a secretária.

DIÁLOGO CONSTANTE

Ela informou ainda que no encontro foram pré-estabelecidas algumas rotinas, como as reuniões mensais com a presença de todos os diretores da Casa. “Essas reuniões de alinhamento e nivelamento de informações são importantes não apenas para nos manter bem informados sobre o que fazemos enquanto Sedeme, mas o diálogo constante otimiza tempo, sana dúvidas e potencializa o planejamento macro, de cada diretoria, já que todos podem contribuir com todos, na prática. Isso é uma equipe afinada, e é isso que buscamos todos os dias’’, complementou Luciana Bitencourt.

Para o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Carlos Ledo, é fundamental fazer a informação circular no ambiente interno das instituições públicas para assegurar a integração no ambiente institucional e oferecer uma experiência cada vez melhor na prestação de serviços públicos.

“Temos um fluxo grande de demandas então sempre buscaremos as estratégias de convergência para nossa equipe. Um bom exemplo do esforço coletivo que estamos empreendendo são as iniciativas junto às cadeias produtivas, do cacau e do açaí. Só para dar alguns exemplos, ao longo deste ano, promovemos os Mini Festivas de Chocolate, Flores e Joias, e agora mesmo nosso diretor de Desenvolvimento da Indústria, Francisco Pantoja, promoverá o nome do Pará no mercado global do chocolate, no Festival do Chocolate de Paris, de 30 deste mês a 3 de novembro de 2019’’, frisou Carlos Ledo.

EMPREENDEDORISMO E OPORTUNIDADES ECONÔMICAS

Além disso, disse Ledo, a Sedeme tem atividades de fomento ao empreendedorismo de Programa Ter Paz, tem trabalhado para fortalecer os Arranjos Produtivos Locais (APLs), de segmentos como os da Alimentação Fora do Lar, açaí, corte e costura, entre outras oportunidades econômicas.

Além dos secretários já citados, participaram da reunião técnica, os diretores de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (DIGEM), Ronaldo Lima; de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços (DDICS), Francisco Pantoja; de Administração e Finanças (DAF), Michelle Abdon; de Energia e Concessões, Wilton Teixeira. E ainda, o secretário Operacional da Comissão da Política de Incentivos, Danilo Souza; o coordenador de Planejamento, Luiz Veiga. (Texto:Ascom/Sedeme).