Mini Festival do Dia dos Pais traz o melhor do cacau, chocolate, joias e flores produzidos sob a floresta amazônica

A quase um mês do VI Festival Chocolat Amazônia 2019 e Flor Pará, de 19 a 22 de setembro, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, os chocólatras e apreciadores da flora amazônica que circulam pela capital paraense poderão saber mais sobre a produção sustentável de cacau e chocolate de origem paraense, e ainda das orquídeas, flores em vasos, plantas para jardim e da arte refinada das peças únicas do Polo Joalheiro, nesta, que já é a quarta edição do Mini Festival do Chcolate, Flores e Joias em 2019.

Bombozeiras confirmadas e empresas como a Universo Saudável e Filha do Combu, estarão junto com espécies de flores e plantas e mais as joias do Polo Joalheiro, de a 9 a 11 de agosto, no Mini Festival do Dia dos Pais, no Espaço São José Liberto, na Praça Amazônas, s/n, no bairro do Jurunas, em Belém. A entrada é franca. Programe-se!

A realização desse trabalho de articulação e estímulo às oportunidades econômicas do cacau, chocolate, flores e joias é das secretarias estaduais de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (Sedap), e de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), em parceria com as secretarias de Turismo (Setur), Cultura (Secult); Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama), Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Pará) e Universidade da Amazônia (Unama).

Além de ser um evento para degustação, exibição e comercialização dos produtos cem por cento de origem paraense, o Mini Festival terá uma programação cultural para toda família. Das crianças aos pais, tios e avós. Na imagem, acima, o coordenador Comercial e de Mercado, do Espaço São José Liberto, Thiago de Albuquerque Gama e clientes, no estande institucional do Governo do Pará, no Festival de Chocolate de Ilhéus, ocorrido de 18 a 21 de julho, deste ano.

Os alunos da Unama, por exemplo, vão demonstrar ao vivo e a cores o processo de produção do cacau ao chocolate, e farão também oficinas de fabricação de brigadeiros com pais e filhos.

O Núcleo de Arte e Cultura da Universidade do Estado do Pará (NAC/UEPA) vai integrar os visitantes em atividades artísticas e culturais da universidade, e a Fundação Carlos Gomes levará a sua biblioteca itinerante, se não bastasse, a secretaria estadual de Esporte e Lazer (Seel) elabora jogos lúdicos e a empresa Don Vino marcará presença com um curso de harmonização de vinhos e chocolate pelo empresário e sommelier, Fábio Sicilia. O sommelier é o profissional especializado em bebidas alcoólicas, especialmente vinhos. Texto e Fotos: Ascom/Sedeme.

Agende-se para este Mini Festival e os próximos que virão ainda em 2019, em Belém:

Mini Festival de Dia dos Pais, 9, 10 e 11 de agosto, no Espaço São José Liberto – Polo Joalheiro, em Belém;

VI Festival Chocolat Amazônia 2019 e Flor Pará, de 19 a 22 de setembro, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém;

Mini Festival do Círio de Nazaré, 4, 5 e 6 de outubro; no Espaço São José Liberto – Polo Joalheiro, em Belém;

Mini Festival de Natal, 6, 7 e 8; e ainda 13, 14 e 15 de dezembro, no Espaço São José Liberto – Polo Joalheiro, em Belém.

FITA – a capital paraense também receberá a Feira Internacional de Turismo da Amazônia, de 17 a 19 de outubro, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.