Missão do Governo quer atrair indústrias de calçados para o Estado

Uma comitiva de dirigentes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Estado do Pará (Codec), está na cidade gaúcha de Campo Belo, no Rio Grande do Sul, com representantes da Prefeitura Municipal de Mãe do Rio, município do nordeste paraense. A proposta é a de conhecer e atrair indústrias do mercado calçadista para o interior paraense, a exemplo da Aniger e Sugar Shoes.

A empresa Aniger com 25 anos de atuação nesse segmento, tem interesse em se instalar em Mãe do Rio, por exemplo.

“O Rio Grande do Sul é um fortíssimo polo de calçados do Brasil, temos agenda com comitivas de cinco empresas locais para apresentar as oportunidades econômicas do Pará no ramo de calçados, sapatos e palmilhas’’, afirmou o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, da Sedeme, Carlos Ledo, que está na cidade de Campo Belo, onde fica a sede da Anijer, junto com o gerente de Novos Negócios, da Codec, Augusto César Anunciação.

Para o diretor de Atração de Investimentos e Negócios, da Codec, Manoel Ibiapina, há interesses mútuos e específicos entre a comitiva estadual e o setor calçadista gaúcho nos insumos da cadeia de calçados que possam ser gerados pelos municípios do Pará.

“Temos interesse sobretudo na geração de emprego e renda em nossa economia, uma empresa do porte da Aniger pode agregar um polo de desenvolvimento para uma região como a de Rio Maria, com baixo índice de desenvolvimento humano e social. A Aniger tem clientes fortes como a Nike e a marca New Balance, empresa com sede em Boston, Estados Unidos, que produz calçado e vestuário desportivos’’, frisou Ibiapina.

Mãe do Rio também está empenhada na perspectiva de atrair a Aniger e outras indústrias, inspirando-se inclusive no caso de sucesso da cidade cearense de Quixeramobim, que recebeu uma unidade industrial da Aniger, geradora de dois mil empregos diretos em pleno sertão central nordestino. A Gestão Municipal está atenta para garantir vantagens competitivas aos empreendimentos, da área física a diferimentos do IPTU, entre outros instrumentos de atratividade para novos negócios.

A Prefeitura de Mãe do Rio pediu o apoio institucional do Governo estadual para assegurar uma ambiência de negócios segura. O Município já vem trabalhando a articulação junto à empresa para a vinda do empreendimento há cerca de um ano e meio. “Eles procuraram o Governo do Pará, por meio da Codec e da Sedeme, e a gente está junto com o Município nessa missão de atratividade de investimentos e empreendimentos para a economia paraense’’, ponderou o diretor da Codec.

A sede da Aniger na cidade de Campo Belo, produz calçados personalizados para corrida, beisebol, basquete tênis e boxe. A empresa é reconhecida por trabalhar com tecnologia e manufatura para os calçados, com matrizes próprias e processo produtivo verticalizado, sendo considerada uma das fábricas mais flexíveis do mercado, o que possibilita o desenvolvimento e produção dos mais variados segmentos do mercado calçadista.

Já a empresa Sugar Shoes está há 21 anos no mercado de sapatos, e desenvolveu expertise em calçados vulcanizados. Ela fornece calçados para marcas famosas como a Coca-Cola e a Capricho, e tem unidades em Senador Pompeu no Ceará, e outra em Picada Café no Rio Grande do Sul, juntas, elas produzem mais de 16 mil pares de calçados por dia e gerams aproximadamente 1.800 empregos, diretos e indiretos.