SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Estado lança nova linha de crédito para apoiar setor empresarial

O governo do Estado lançou mais uma medida de combate aos impactos econômicos causados pela pandemia do novo coronavírus. A novidade foi anunciada pelo governador Helder Barbalho na última sexta-feira (19). O Capital de Giro Banpará é uma linha de crédito criada pelo Banco do Estado do Pará (Banpará), com acompanhamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), que atenderá empresas de grande porte, dando prioridade aos segmentos de academias, bares, restaurantes e escolas particulares, serviços que ainda não retomaram as atividades.

É um perfil diferente do atendido pelo Fundo Esperança, em que o público-alvo são micros e pequenos empreendedores e trabalhadores informais e da economia criativa. “Essa linha de crédito estará disponível a partir de terça-feira (23), em todas as agências do Banpará. O cliente pode acessar o site do banco ou ir à agência de relacionamento para ter acesso aos documentos necessários para solicitar o crédito”, explica o diretor Comercial e de Fomento do Banpará, Jorge Antunes.

Um dos critérios para aprovação do pedido é que a empresa tenha, pelo menos, um ano de atividade. O Banpará estabelece outros critérios de aprovação, ligados ao sistema de avaliação de cadastro do Banco Central e, também, ao faturamento da empresa. “Os empréstimos vão de R$ 5 mil a R$ 1 milhão por inscrito, com taxa de 0,85 ao mês, 90 dias de carência para o pagamento da primeira parcela e 36 meses para a amortização”, detalha o titular da Sedeme, Adler Silveira. Quem já foi contemplado com o Fundo Esperança não pode requerer a nova modalidade de financiamento.

Veja Também