SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Exporta Pará apresenta às empresas paraenses o Plano Nacional da Cultura Exportadora

 

 

Para auxiliar as empresas paraenses que desejam ingressar no mercado da exportação, o Ministério da Economia e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) realizaram ontem (25) o evento online Exporta Pará, que apresentou o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE), além de informações sobre o cadastro para a criação do perfil empresarial, que auxiliará os negócios nas indicações dos serviços adequados para a capacitação necessária para exportar.

A programação também foi organizada pelos parceiros Sebrae, Banpará, Correios, Universidade Federal do Pará (UFPA), Centro Internacional de Negócios do Pará da FIEPA, Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), Parque de Ciência e Tecnologia, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), Banco do Brasil e Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap).

Durante a abertura do evento, o secretário da Sedeme, Carlos Ledo, ressaltou a satisfação relacionada à secretaria coordenar, no âmbito estadual, o Plano Nacional de Cultura Exportadora, que é promovido pelo Governo Federal. “Temos um enorme potencial para exportação e por isso entendemos que programas e eventos como esse são importantes para os direcionamentos estratégicos do processo. Além disso, o governador Helder Barbalho tem dado importância especial às cadeias prioritárias em seu plano de governo, pois acredita que temos capacidade de ampliar significativamente nossa produção para atender mercado interno e internacional”, destacou.

De acordo com a coordenadora de mercado da Diretoria de Indústria, Comércio e Serviço (DDICS), Luciana Centeno, a avaliação da primeira edição do Exporta Pará deste ano é positiva, pois mais de 100 empresas se inscreveram para acompanhar a programação. “Sem dúvida, conseguimos superar as expectativas já que a meta anual é atender pelo menos 80 empresários. Ficamos felizes com o resultado, pois demonstra que o empresariado paraense está realmente interessado em exportar. Além disso, entraremos em contato com todos os participantes que preencheram o formulário do evento para acompanhar a adesão destes negócios às orientações relacionadas ao PNCE ”, enfatizou.

O coordenador de Inserção Internacional de Empresas do Ministério da Economia, Victor Maselli, destacou que o evento Exporta Pará marca o início de uma nova fase. “Ficamos honrados em saber que as instituições do Estado do Pará estão buscando estimular o desenvolvimento e também tratar sobre o desafio, que é o alcance das empresas paraenses no mercado internacional”.

A coordenadora do Centro Internacional de Negócios da Fiepa, Cassandra Lobato, apresentou as informações sobre como fazer o perfil empresarial, que é obtido a partir do cadastro efetuado no site oficial do Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE). “No formulário constam 60 perguntas, que possibilitam a análise e o detalhamento do negócio, além da avaliação da maturidade internacional, que ocorre a partir de quatro dimensões importantes como a estratégia, gestão, mercado e operação. É importante também ressaltar que todas as informações repassadas pelas empresas serão tratadas de forma sigilosa”, explicou.

Os proprietários dos negócios que têm interesse no mercado exportador podem tirar dúvidas sobre o Plano Nacional da Cultura Exportadora (PNCE) entrando em contato com a Sedeme (https://sedeme.pa.gov.br/fale-conosco). Além disso, a  live do evento está disponível no canal oficial da secretaria no Youtube.
 

Veja Também