SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Mini Festival de Chocolates, Flores e Joias garante retomada das vendas no período natalino

 

As novas possibilidades de negócios e a valorização dos produtos genuinamente paraenses foram os destaques do Mini Festival de Chocolates, Flores e Joias da Amazônia, que encerrou no último sábado (05), no Espaço São José Liberto. A programação é uma realização do Governo do Estado, que tem a parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e o Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama). A variedade de tipos de bombons, chocolates, plantas, flores e joias amazônicas chamaram a atenção dos visitantes.

De acordo com a coordenadora de Mercado da Diretoria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços da Sedeme, Luciana Centeno, a avalição do evento foi muito positiva, principalmente por parte dos produtores, pois demonstra que o governo estadual está apoiando diversos segmentos mesmo na época da pandemia. “Nesta edição, tivemos menos expositores e três dias de programação, mas desta vez um dos grandes diferenciais foi a live com a participação do titular da secretaria e do secretário da Sedap, Hugo Suenaga, que reforçaram a divulgação destes negócios nas plataformas digitais, além da entrevista com os produtores e a demonstração das etapas de produção do chocolate, desde a amêndoa até a barra. É importante ressaltar que o público pode conferir essa transmissão, que está salva no canal do YouTube do Espaço São José Liberto”, afirma.

Ao todo participaram três empresas de chocolate de origem, nove bombomzeiras e quatro empresas de flores.  Além disso, o público conferiu a exposição “Amazônia Encantadora”, assinada pelos ourives Francileudo Furtado e Patrícia Ramos/ LP Joias, que traz peças delicadas e exclusivas inspiradas na cultura amazônica. A mostra fica expostas no Espaço São José Liberto até o próximo dia 15 de dezembro.

Oportunidade – De acordo com a proprietária da marca Ytam Chocolate, participar do mini festival é importante para ajudar na visibilidade, divulgação e valorização dos produtos, garantindo o desenvolvimento da cadeia produtiva do cacau da Região Amazônica. “O apoio da Sedeme, Sedap e demais órgãos na realização deste evento é fundamental para o fortalecimento do nosso empreendimento porque durante a programação temos a possibilidade de entrar em contato com o público para vender os nossos chocolates”, enfatiza.
Já a proprietária da marca de chocolate DaCruz, Maria Chiara Cruz, ressalta a importância em retomar o evento, além do apoio fundamental da Sedeme, Sedap e demais órgãos, que possibilitaram a realização desta programação no período natalino.
A artesã terrarista, Marcia Quadros, conta que a relevância do mini festival é imensurável já que é uma excelente estratégia para atrair consumidores mesmo após a finalização do evento. “Conseguimos atender visitantes com diversos perfis, que posteriormente nos procuram para garantir novas encomendas”, explica.

Veja Também