Início » Noticias » Pará lidera o ranking dos estados que mais exportam minério no Brasil.

O Pará é o estado brasileiro que mais exporta produtos minerais no país, segundo Boletim Econômico Mineral do Pará, divulgado recentemente pelo Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral), referente ao primeiro semestre de 2020, quando o Estado nortista teve 34% de participação das exportações minerais do Brasil.

Através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), O Governo trabalha na criação de um ambiente atrativo aos negócios, investindo na estruturação dos Distritos Industriais e na logística para o escoamento da produção. “A implantação da Ferrovia Paraense (Fepar), a retificação de canais como o Quiriri e o Pedral do Lourenço para a melhoria de nossas hidrovias, o investimento para a maior capacidade dos nossos portos e melhoramento na rede rodoviária são algumas das ações fundamentais em desenvolvimento para criar atrativos”, destaca Ronaldo Lima, titular da Diretoria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, da Sedeme.

Dos 6,7 bilhões de dólares exportados pelo Pará de janeiro a junho de 2020, 88,6% correspondem à mineração. “O estado do Pará se destaca no cenário nacional como maior produtor de minérios do País. Destaca-se em primeiro lugar na produção de ferro, bauxita, cobre e caulim, além de ser grande produtor de manganês, níquel, calcário, ouro, gemas e outros minérios de uso na construção civil”, afirma Ronaldo Lima.

A atividade traz inúmeros benefícios para a população e para o crescimento econômico estadual, pois contribui para o saldo positivo da balança comercial e para o aumento do Produto Interno Bruto (PIB). “Toda essa potencialidade atrai empreendimentos e grandes empresas do setor mineral que contribuem para a criação de empregos diretos e indiretos e geração de renda, com a movimentação de serviços que aquecem a economia do Estado e, especialmente, dos municípios localizados nas áreas de influência direta dos projetos”. Explica o representante da Sedeme.

Todo o trabalho que vem sendo realizado pelo setor, resultou para que o Pará ocupasse, também, o 1º lugar como maior exportador de minério de ferro, participando de 57,5% do total exportado pelo Brasil. Além disso, é também o Estado que mais arrecadou recursos da Compensação Financeira pela exploração de Recursos Minerais, representando 49% de recolhimento do recurso no Brasil durante o 1º semestre de 2020, com R$ 1,035 bilhão. Essa arrecadação representa o crescimento de 14% em relação ao mesmo período de 2019, quando o estado arrecadou R$ 898 milhões. O Presidente do Sindicato das Indústrias Minerais do Pará, José Fernando Gomes Junior, avalia que o levantamento mostra a importância e o vigor do estado do Pará, apesar do momento de pandemia que o mundo atravessa. “Cada vez mais nós temos que estar focados para as comunidades onde atuamos, mas não só isso, gerando emprego e renda para a sociedade paraense com um ambiente de negócio que a gente possa estar produzindo e mantendo a produção mineral aqui no estado”.