SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Políticas públicas transformam o empreendedorismo feminino em força econômica

Celebrado em 19 de novembro, o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino deixa de ser apenas uma data para se transformar, pelas ações do Governo do Pará, em ferramenta de estímulo e fomento de iniciativas lideradas de forma autônoma por mulheres, que ajudam a manter a economia girando. Um dos eixos do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz) é o empreendedorismo, segmento em que há diversas ações realizadas por diferentes órgãos, direcionadas para incentivar e capacitar empreendimentos femininos e o ingresso de mulheres no mercado de trabalho.

Um dos projetos, denominado “Ela Pode”, já é desenvolvido nos sete bairros atendidos pelo TerPaz para atender mulheres com mais de 16 anos, que tenham interesse em se capacitar, empreender e construir autonomia financeira e psicológica.

Foto: Ricardo Amanajás/Ag.Pará

 

"O empreendedorismo é um transformador social, porque quando essa mulher consegue ter acesso à educação ela também tem acesso a outras oportunidades, acesso ao conhecimento, a ferramentas que ajudem a melhorar o seu negócio, o que melhora também a renda da sua família. Então, faz muito sentido a gente fomentar cursos que ajudem a melhorar essa estruturação do negócio, e que ajudem também essa mulher a resgatar sua autoestima, sua autonomia, para que ela possa empreender e tomar suas decisões", ressalta Helen Gonçalves, uma das coordenadoras do Projeto "Ela Pode".

Força nos bairros - Delma Braga, representante do Núcleo de Articulação da Cidadania, vinculado à Secretaria de Estado de Articulação e Cidadania (Seac), que executa o TerPaz, confirma que o empreendedorismo feminino é muito forte nos bairros, por isso as secretarias que integram o projeto se unem para oferecer possibilidades a esse segmento. "São mulheres em situação muitas vezes de vulnerabilidade social, que precisam entrar no mercado de trabalho", acrescenta.

Segundo Cindy Ornela, superintendente de Desenvolvimento Econômico e Social do Banco do Estado do Pará (Banpará), o Projeto “Empodera", uma linha de microcrédito que visa financiar mulheres empreendedoras em qualquer ramo de atividade dos setores formal e informal, que não possuem acesso a linhas de crédito convencionais, já resultou, entre agosto de 2019 e outubro de 2020, em 233 operações, totalizando um investimento de R$ 492.640,00.  

A microempresária Laíse Cordeiro usou os recursos para melhorar as condições do seu salão de beleza. "Fiquei sabendo do ‘Empodera’ por uma amiga, e hoje estou renovando meu estabelecimento para atender melhor. Espero sempre poder contar com essa parceria", conta Laíse.

Compromisso - Andrelina Lima, à frente da Diretoria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviço, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), afirma que o governo do Estado reconhece a importância da necessidade de políticas públicas voltadas ao público feminino. "Por isso temos diversas ações que promovem capacitação, formalização de seus negócios, possibilidade de pedir crédito para expandir. É um compromisso com a mulher paraense, de saber a importância desse fomento que é tão importante para auxiliar a renda familiar dessas famílias", acrescenta Andrelina Lima.

Foto: Ricardo Amanajás/Ag.Pará

 

Coordenadora de Projetos do TerPaz pela Sedeme, Marina Kalif ressalta que as linhas desenvolvidas nos Territórios são voltados ao desenvolvimento de negócios nas áreas de moda, design, indústria de confecção, alimentação e gastronomia. "Ofertamos cursos de capacitação para atender o mercado, e assim oportunizar a população em geral, principalmente as mulheres que precisam trabalhar dentro de casa, porque não têm com quem deixar os filhos, e assim ter participação ativa na economia do seu bairro. Essa sensibilidade é fundamental por parte do governo", conclui.

Texto: Carol Menezes (Secom)

Veja Também