Início » Noticias » Programa TerPaz leva capacitação profissional para moradores de Marituba

Finalizando a última etapa do cronograma de ações deste ano, o Programa Territórios pela Paz (TerPaz) promoveu na tarde de ontem (09) a oficina sobre boas práticas de manipulação de alimentos para vinte e seis moradores, que vivem nos bairros da Nova União e São Francisco do município de Marituba. Com o objetivo de incentivar a qualificação profissional, a iniciativa foi uma ação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, em parceria com a Universidade da Amazônia e apoio da Secretaria de Articulação e Cidadania (Seac). A aula ocorreu no laboratório do curso de gastronomia, localizado na sede da instituição no Campus da Alcindo Cacela.

De acordo com a coordenadora do projeto na Sedeme, Marina Kalif, a participação da equipe da secretaria no “TerPaz” traz uma grande satisfação por poder contribuir de alguma forma para o desenvolvimento profissional e econômico dessas pessoas. “Saber que isso colaborará para os objetivos profissionais e a renda familiar destes moradores é gratificante e motivador. Recebemos muitas mensagens de agradecimento dos participantes destas oficinas. A parceria com a UNAMA gerou frutos e um grande desejo da parte de muitos deles de ingressarem na Universidade”, ressalta.

A professora da Unama, Luciana Centeno, foi responsável pelo curso, que ensinou detalhes técnicos sobre a importância da boa manipulação dos alimentos. “O curso é uma exigência da Vigilância Sanitária e também é um primeiro passo para ajudar as pessoas que desejam ter um negócio próprio ou procuram uma oportunidade profissional na área da alimentação”, explica.

Para o líder comunitário responsável pela rede local do “TerPaz” no muncípio de Marituba, Nucivaldo Vieira, o treinamento representa a consolidação das políticas públicas voltadas para a população carente. “Com a realização desses cursos, as pessoas serão futuras empreendedoras. Além disso, esse programa é fundamental para os bairros da periferia, que são áreas com muita criminalidade. Inclusive, observamos que já tivemos muitas melhorias desde que essas ações do governo iniciaram. Hoje em dia a gente vê que os jovens e os adultos estão participando mais destas atividades para ter mais conhecimento, que é proporcionado pelo Governo do Estado”, comemora.

O estudante, Wendell Nascimento, de 17 anos, ressalta que é importante participar deste tipo de qualificação já que futuramente ele quer ter um bom currículo para garantir boas oportunidades no mercado de trabalho. “O curso será importante para constar no meu histórico militar, pois pretendo entrar no Exército. Também já trabalhei em uma padaria, mas quis participar deste treinamento para entender mais sobre o ramo de alimentação”, ressalta.

A capacitação também irá proporcionar mais uma oportunidade de renda extra para a profissional de educação infantil, Miriam Oliveira, que já sonha em ter o seu próprio negócio. “Esse curso é diferente da área em que eu trabalho, mas com certeza irá contribuir para que eu possa ter uma nova fonte de renda. Acredito que o Programa TerPaz realmente incentiva a renda familiar, principalmente para as mães que não podem sair de casa para trabalhar”, enfatiza.