SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Sedeme apoia edição natalina do Mini Festival de Chocolates, Flores e Joias da Amazônia

A partir desta quinta-feira (03) até o próximo sábado (05), o Governo do Estado promove o Mini Festival de Chocolates, Flores e Joias da Amazônia. Com o incentivo da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), órgãos parceiros do evento, além do Instituto de Gemas e de Joias da Amazônia (Igama), o evento é uma boa oportunidade para adquirir presentes de Natal com boa qualidade. O público poderá conferir o mais variados tipos de flores e plantas ornamentais, bombons e chocolates, além de joias genuinamente amazônicas, que estarão sendo comercializadas pelos produtores de cada segmento.

"A parceria entre a Sedeme e a Sedap para a realização deste evento está relacionada principalmente ao incentivo do  desenvolvimento da cadeia de produção do cacau, além da verticalização e fabricação dos produtos para a venda. Além da comercialização do chocolate genuinamente paraense, a Sedeme também incentiva o mini festival com o objetivo de  incrementar a venda de flores e joias, que são muito procuradas em períodos sazonais importantes como a época natalina", explica a coordenadora de Mercado da Diretoria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Luciana Centeno.

A representante da Sedeme também ressalta a participação da Universidade da Amazônia (Unama), que tradicionalmente apoia o evento todos anos. Durante a programação, os alunos e professores do curso de gastronomia da instituição irão demonstrar na prática  como funciona o processo de transformação e produção do chocolate com o auxílio de equipamentos específicos. Além disso, o público poderá degustar todos os produtos fabricados a partir da técnica demonstrada pelos estudantes.

Por conta da pandemia, o Estado manteve neste ano apenas a edição especial de Natal do Mini Festival, como uma medida para estimular o mercado dos produtos locais. A programação inicia com a live “Chocolates, Flores e Joias da Amazônia – Identidade e Origem” nesta quinta-feira, às 17h, com a participação dos representantes dos produtores e também do titular da Sedeme, Carlos Ledo, e do secretário da  Sedap, Hugo Suenaga.
Na sexta e no sábado (04 e 05), das 10h às 18h, no Espaço São José Liberto, a feira dos produtores será aberta ao público, que contará com todos os protocolos de segurança contra o novo coronavírus. Todos os produtores terão álcool em gel em seus estandes. A organização da programação ressalta que somente será permitida a presença de pessoas utilizando máscara.

Veja Também