SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Sedeme entrega incentivos fiscais junto ao Governo do Estado.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), junto ao Governo do Estado, entregou, na noite da última quinta-feira (3), no Palácio do Governo, Atos de Concessão de Incentivos Fiscais para sete empresas de setores diversos, que atuam em território paraense. A iniciativa garante a geração de aproximadamente 4 mil empregos diretos, e indiretamente um número quatro vezes maior.

Os investimentos previstos giram em torno de R$ 80 milhões, “Os incentivos fiscais são uma forma de atrair empresas para o Estado. Isso gera emprego, gera renda, gera cadeias produtivas muito grande. Não é somente a empresa que ganha, mas o que ela também traz ao Estado. ” Afirma o titular da secretaria, Parsifal Pontes, ao explicar como todos se beneficiam com esse tipo de iniciativa.

“Isso tudo merece um diálogo permanente com o setor. Nesta agenda, temos um conjunto de empreendimentos de diversos segmentos econômicos, e isto sinaliza um ato continuado de modernização em nossa política de incentivo fiscal e celeridade da máquina pública para os processos serem técnicos e efetivos”, enfatizou o Governador do Estado, Helder Barbalho, durante a entrega dos benefícios, destacando o desafio da região em atrair investimentos e manter os já existentes, além de ressaltar o empenho da gestão para alcançar os melhores resultados ao Pará.

 

“Nossa responsabilidade, agora, é investir os recursos. Não tínhamos como competir com os outros estados. Agora teremos mais responsabilidade para gerar novos empregos e novos produtos”, adiantou Alberto Oppata, presidente da Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (Camta). Segundo ele, o setor de agroindústria gera em torno de 10 mil empregos diretos e indiretos.

Segundo José Maria Mendonça, vice-presidente executivo da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), a política de incentivos fiscais adotadas pelo Estado é importante para garantir competitividade ao segmento empresarial. “É importantíssimo esse incentivo, pois representa a subsistência de nossa indústria. Tenho absoluta convicção que com os incentivos as empresas irão expandir suas instalações para o interior do Estado, atrás de mão de obra”, ressaltou. Já para Vilson Schüber, vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária (Faepa), um outro ponto importante desse tipo de medida, é que acaba sendo, também, uma ferramenta de inclusão social e geração de renda. “A atração de novas indústrias e manutenção daquelas que aqui já estão trazem desenvolvimento econômico e social para o Estado”, acrescentou.

Empregos - O documento de incentivos fiscais firma a renovação, ampliação e concessão inédita para as empresas beneficiadas. Esse incentivo reduz em até 90% os impostos que as empresas precisariam pagar. O Pará tem cerca de 150 empresas incentivadas pelo Estado, a maioria com atuação na Região Metropolitana de Belém, mas também com impactos positivos para o desenvolvimento de municípios no sul, oeste e nordeste. O total de empregos de todas as empresas que recebem incentivos do Estado passa de 30 mil.

Veja Também