Início » Noticias » Sedeme participa de transmissão com Governador do Estado, para atualizar o “Retoma Pará”.

Em transmissão ao vivo, pelas redes de comunicação do Governo do Pará, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, Adler Silveira, atualizou, junto do Governador Helder Barbalho, do secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Wallame Machado, e ainda do reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia, Marcel Botelho. A ocasião foi para, entre outras coisas, esclarecer as alterações na retomada gradual de algumas atividades dentro do Projeto Retoma Pará.

Uma delas é a respeito das viagens em transportes coletivos interestaduais e intermunicipais, rodoviário e fluvial, que estavam suspensas há cerca de três meses. Após reunião com a categoria, que apresentou um vasto protocolo de comportamento e higienização, o serviço foi liberado parcialmente. A atividade, agora, passa a compor a lista de trabalhos essenciais, sendo permitida em todas as bandeiras do “Retoma Pará”.

No entanto, mesmo com a circulação liberada tanto as empresas, quanto os prestadores de serviço e a população, precisarão atender a algumas restrições. “A partir de hoje nós estamos flexibilizando o retorno do transporte intermunicipal e interestadual no Estado, seguindo um protocolo robusto, acordado entre o governo e a classe dos donos da empresa de transporte. Inicialmente, este protocolo prevê uma taxa de ocupação de 60% nos veículos e embarcações e, de acordo com novas avaliações sobre o nível de contaminação, e a capacidade do sistema de saúde, essa flexibilização irá aumentar de forma responsável e gradual”, explicou Adler Silveira, titular da Sedeme.

Foto: Marco Santos/Ag.Pará

Outra mudança é em relação aos municípios do nordeste paraense, que passaram a integrar a Zona de Controle I - a bandeira laranja -, que permite a retomada gradual de atividades não essenciais em oito setores econômicos e sociais (concessionárias escritórios, comércio de rua, shopping, salão de beleza, barbearias e afins, indústria, construção civil e igrejas), seguindo protocolos específicos de cuidados contra a Covid-19. Com isso, as 39 cidades que compõem a região, incluindo as microrregiões do Rio Caetés e Metropolitana III, passam a seguir as mesmas recomendações destinadas, anteriormente, às regiões Metropolitana de Belém, do Marajó Oriental, do Baixo Tocantins e do Araguaia.

Durante o anúncio das atualizações, Helder Barbalho mostrou sua preocupação com a diminuição da porcentagem de isolamento social após o início do projeto de flexibilização. “Isto não quer dizer que nós possamos virar a chave e ir para o ‘libera geral’. Pelo contrário. Isto é importante para demonstrar que há uma estabilização, que há uma diminuição, graças a Deus, de óbitos, mas nós não podemos relaxar de maneira alguma. Nós temos que continuar tendo responsabilidade. A minha gratidão absoluta a toda sociedade paraense que tem feito um esforço enorme”, ressaltou o governador.