Início » Noticias » Sedeme recebe carta consulta de cooperativa de produtores rurais do Mojú.

O Governo do Estado esteve representado, na última quinta-feira (06), pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Estado (Sedeme), em um evento que reuniu importantes atores do cooperativismo no Pará, realizado na comunidade rural Arauaí, localizada no município de Mojú, região do Baixo Tocantins.

O encontro institucional foi promovido pela Cooperativa Agro Familiar do Alto Moju - COOPERPALMA, com o objetivo de apresentar à secretaria e a outros entes cooperativistas, os projetos desenvolvidos pelos cooperados. A Diretora e o coordenador da Diretoria Desenvolvimento da Industria, Comércio e Serviço (DDICS), da Sedeme, Andrelina da Cruz e Mauro Barbalho, participaram da discussão e receberam do presidente do grupo de produtores rurais, uma carta consulta, afim de viabilizar o acesso da cooperativa ao Crédito do Produtor, um dos programas do Governo, administrado pelo órgão que, em parceria com o Banco do Estado (Banpará), visa o financiamento de empreendimentos econômicos de interesse estratégico para o desenvolvimento, diversificação e transformação da base produtiva do Estado do Pará.

“O Governo do Pará, através da Sedeme tem a missão de coordenar duas importantes Políticas Públicas, o Cooperativismo e o Crédito. A presença da secretaria neste encontro promovido pela COOPERPALMA é resultado de um esforço que contou com a parceria do SENAR/PA e OCB/SESCOOP que, não só estimularam como também participaram de forma efetiva da constituição desta cooperativa. Uma Ação efetiva dentro da Política Estadual de Apoio ao Cooperativismo no Estado do Pará, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região de integração do Tocantins”, explica Mauro Barbalho ao falar da importância do evento.

A COOPERPALMA atualmente trabalha com a produção de palma e produtos da agricultura familiar. São 78 cooperados e 2 mil pessoas envolvidas na atividade de cultivo e que visam fomentar as cadeias produtivas que fazem parte do plano de desenvolvimento econômico e agropecuário como o cacau e o açaí, além de buscar também a verticalização das cadeias de produção animal da aquicultura. “O dia de hoje representou um grande avanço do aprendizado dentro da agricultura familiar, um grande avanço da nossa cooperativa, um grande avanço para a nossa produção, que estamos ainda na monocultura e tentando diversificar a nossa cadeia”, explica Daniel Martins, presidente da COOPERPALMA, ao expressar o que sentiu no dia de hoje e, finaliza, dizendo que deseja para o futuro, resultado de dias melhores para todas as mais de 195 famílias local.

Ao Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Pará (Sistema OCB), um dos convidados que também estiveram presentes na ocasião, coube o papel de conscientizar sobre os benefícios e estimular a adesão ao cooperativismo. Para Hernandes Rayol da Silva, presidente do Sistema OCB, essa maneira de organização social é uma resolução para problemas econômicos e uma ferramenta que leva às pessoas melhoria na qualidade de vida, “é uma ferramenta de integração e desenvolvimento regional e, por tanto, sustentável, que consegue gerar trabalho, renda, consumo, emprego, aumentando assim a arrecadação dos impostos”, detalha o representante da organização ao exemplificar o passo a passo do progresso que o cooperativismo proporciona.

O presidente também destacou a parceria com o Governo do Estado, por meio da Sedeme, “A Secretaria está nos ajudando a instalar o Conselho Estadual do Cooperativismo, então a Sedeme possui uma importância tremenda, muito forte para esse tipo trabalho em grupo, para as cooperativas, onde nós agradecemos ao Governador Helder Barbalho por essa parceria. Nós também temos parceria com outros órgãos estaduais, mas estrategicamente a Sedeme é a grande parceira do cooperativismo do Pará nesse momento”.

Um exemplo de como o trabalho em cooperação pode, de fato, gerar bons frutos é a Ana Sheila de Almeida. A trabalhadora rural, de 29 anos, é uma das cooperadas da COOPERPALMA e foi também uma das que receberam certificado do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), entregue pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, por ter participado do curso de aproveitamento na cultura do cacau, realizado dentro da comunidade Arauaí. A produtora explica que já sente a diferença, principalmente no aprendizado, “Isso é uma vitória para mim. Antigamente a gente não tinha nada aqui e agora a gente começou com um trabalho tão grande, então significa uma vitória, a primeira vitória”, conta com a esperança de que a melhoria financeira também possa chegar.