SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Sedeme retoma ações do “Crédito do Produtor” pelo Estado.

Em retomada a agenda de ações por todo o Pará, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), deu prosseguimento, esta semana, no cronograma de visitas a cooperativas de vários setores produtivos no Estado, atividade realizada pela secretaria em todo território paraense com o intuito de expandir a base produtiva do Pará através do “Crédito do Produtor”. Tailândia e Vigia foram os primeiros municípios a receberem as equipes do Governo.

 

Em Tailândia, o encontro foi realizado com a Cooperativa de Agricultores da Tailândia (CART), localizada na Avenida Rio Branco, no Bairro Novo. O grupo trabalha com a fabricação de conservas de frutas, principalmente, o beneficiamento da castanha-de-caju e castanha-do-pará. Uma carta consulta foi entregue por representantes da Cooperativa à Diretoria de Desenvolvimento de Industria, Comércio e Serviço (DDICS), pertencente a Sedeme, que esteve representada por meio do coordenador, Mauro Barbalho, e da diretora, Andrelina Cruz. O documento é uma solicitação formal por incentivos financeiros através do “Crédito Produtor”, um fundo criado pelo Governo do Estado, e administrado pela Sedeme, que visa o desenvolvimento sustentável da base produtiva do estado do Pará. “É importante que o Estado tome essa iniciativa de fazer a atração, de perceber quais os empreendimento e vocações nas diversas regiões do Pará, e fomentar, financiar esses projetos, isso é fundamental para a geração de emprego, renda e o desenvolvimento regional”, destaca o Coordenador da secretaria ao falar sobre a importância desse tipo de medida.

 

 

Já em Vigia, cinco cadeias produtivas distintas foram apresentadas pela Cooperativa Agropecuária do Salgado Paraense (CASP): leite; derivados de mandioca; fruticultura; olericultura e criação de peixes. O local fica na Rodovia PA- 140, distante aproximadamente 75 km de Belém. Ao todo, 110 agricultores familiares compõem o grupo cuja produção era, anteriormente, para subsistência, mas que atualmente abastece as feiras locais e até mesmo a região metropolitana de Belém. Estiveram presentes no encontro, representantes do Banco do Estado do Pará (Banpará), entidade que trabalha em parceria à secretaria, na operacionalização do fundo, além da presença do Sistema OCB. Assim como no município de Tailândia, os cooperativistas da CASPE também pleitearam, por meio da carta consulta, os benefícios do Crédito Produtor. “Através desta ação estamos tomando conhecimento da situação dos produtores do Estado e fortalecendo a parceria com as entidades de classe e outros órgãos estaduais, fortalecendo cada vez mais a relação do Governo com o setor produtivo”, explica Carlos Ledo, secretário adjunto da Sedeme, ao destacar a importância de fazer esse contato direto com as cooperativas.

 

Sobre o Crédito do Produtor:

Objetivo?

Financiar empreendimentos econômicos estratégicos para o crescimento, diversificação e transformação da base produtiva no Estado, promovendo a geração de emprego e renda.

Quem pode solicitar o crédito?

Podem solicitar o crédito, Pessoas Jurídicas, estabelecidas no Estado do Pará; Cooperativas legalmente constituídas e em atividade há mais de 6 meses, contando com no mínimo 20 (vinte) membros devidamente registrados.

Projetos passiveis de financiamento?

Projetos Rural, Florestal, Industrial, Agroindustrial, Mineral e Turismo são empreendimentos passíveis de obtenção do financiamento. Os investimentos são voltados para a aceleração da expansão, modernização e diversificação do parque industrial paraense; Maximização do aproveitamento dos recursos naturais disponíveis no território como insumos da indústria paraense; Implementação tecnológicas inovadoras no setor produtivo paraense; Preservação e recuperação do meio ambiente, principalmente através da inserção das áreas já antropizadas do território estadual no desenvolvimento das cadeias produtivas priorizadas; Transformação dos atrativos naturais em produtos turísticos.

Veja Também