Sedeme articula missão oficial à China com foco em parcerias e investimentos

Com o segundo maior PIB do mundo (12,24 bilhões), atrás só dos Estados Unidos (20,5 bilhões), a China é a nação que mais cresce economicamente nos últimos 25 anos, e em agosto de 2019, receberá uma Missão Oficial do Pará articulada pelo Governo do Estado por meio da Sedeme. O anúncio é do secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará, Iran Lima, feito nesta sexta-feira, 24, em reunião de trabalho do Conselho Temático de Infraestrutura (Coinfra), da Federação das Indústrias do Estado do Pará, na sede da Fiepa, com a presença de lideranças empresarias e executivos, em Belém.

O evento contou também com o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China (CCIBC), Charles Andrew Tang, que destacou a importância da aliança comercial Brasil – China, e colocou a CCIBC à disposição do Executivo estadual e do setor empresarial para articulações de negócios com o maior mercado do mundo.

A Câmara Brasil-China é uma organização independente, reconhecida como entidade influente na promoção de parcerias estratégicas para o fortalecimento dos laços entre os dois países, desenvolvendo benefícios mútuos de seus povos. Atualmente, a China tem 1.4 bilhão de habitantes (sete vezes mais que o Brasil), com expectativa de vida de 77,3 anos. O país tem uma taxa de alfabetização de 95,1%.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Iran Lima, foi o representante do Governo do Estado, no encontro na Fiepa. Ele apresentou alguns dos projetos estratégicos para o Estado, como o projeto da Ferrovia Paraense, e falou sobre a meta de atrair parcerias para novos investimentos em infraestrutura e fortalecer ainda mais a relação comercial com os chineses.

“A China é um mercado gigante para o Brasil sobretudo ela importa alimentos e minérios do Brasil, queremos intensificar maiores compras no Pará, proporcionando diversificação de investimentos. Temos grandes oportunidades no segmentos de frutas e de carnes, aves, lacticínios, e temos de agir já para potencializar nossas riquezas e recursos naturais, girando a economia paraense’’, afirmou o secretário Iran Lima.

A deputada federal Elcione Barbalho e o deputado estadual Martinho Carmona prestigiaram o evento, conduzido pelo presidente do Coinfra/Fiepa, José Maria da Costa Medonça. Também participaram da mesa diretora das discussões, o presidente do Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará, José Fernando Gomes Júnior; entre outras autoridades das esferas privadas e públicas presentes à plateia.

O Coinfra é um dos cinco conselhos temáticos da Fiepa e tem por objetivo o acompanhamento das obras de investimento realizadas pelos governos municipal, estadual e federal, destinadas à infra-estrutura no Pará e ao desenvolvimento da Região Norte. Texto e Fotos: Ascom/Sedeme.