SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Sedeme debate com embaixadora da República Tcheca futuros investimentos no Pará

Na última quarta-feira (11), o secretário em exercício de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Carlos Paiva Ledo, recebeu a visita da embaixadora da República Tcheca no Brasil, Pavla Havrlíková, na sede da instituição, em Belém. No encontro, foram discutidas oportunidades de futuras parcerias e investimentos em áreas que incluem tecnologia, agronegócio, cultura e outros 

Também estiveram presentes na reunião o embaixador Unaldo Vieira de Souza, coordenador de relações internacionais do Pará em Brasília; o cônsul honorário da República Tcheca em Belém, Luiz Ernane Malato; e o assessor de gabinete da Sedeme, Lucas Moraes.

“O governo do Pará, por meio da Sedeme, tem interesse em estreitar relações comerciais, visando a atração de novos investimentos em diversas áreas. Como Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, estamos de portas abertas para a troca de experiências e, assim, firmar parcerias pautadas em propostas concretas, visando o desenvolvimento econômico sustentável em território paraense”, afirmou o secretário em exercício.

A embaixadora reforçou o interesse em firmar parcerias com o governo paraense e apresentou a expertise do país tcheco em diversas áreas. Destacou, na saúde, a fabricação de leitos conectados com alta tecnologia, capazes de realizar o monitoramento dos pacientes. Na agricultura, ressaltou o uso da tecnologia em equipamentos para irrigação e um sistema eficaz para a prevenção de inundações. Além disso, mencionou o intercâmbio de estudantes para colaboração em projetos em diversas áreas. “Nesse primeiro momento, temos interesse em fechar parcerias nessas áreas e, futuramente, traçar estratégias para a instalação de empresas tchecas no Pará.”

Durante o encontro, foram discutidas diversas oportunidades de parcerias, incluindo o processo tecnológico implementado para a purificação e alcalinização da água. O método foi citado pelo cônsul honorário, que reforçou que, conforme os avanços na parceria com o Governo do Pará, “podemos, no futuro, estabelecer estratégias para a adoção do processo no Estado”.

Sobre a República Tcheca: A República Tcheca, situada na Europa Central, possui uma área de cerca de 78.866 milhas (aprox. 126.923 quilômetros) e uma população estimada em 10,7 milhões de pessoas.

Veja Também