Início » Noticias » Pará registra abertura de mais de 40 mil empresas no primeiro semestre de 2024

Pará registra abertura de mais de 40 mil empresas no primeiro semestre de 2024

Investimentos da Junta Comercial aceleram o processo de abertura de novos empreendimentos. Belém lidera o ranking com mais de 10 mil empresas.

Cerca de 42 mil empresas foram abertas no primeiro semestre de 2024 no território paraense, de acordo com levantamento da Junta Comercial do Pará (Jucepa), vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme). Belém lidera o ranking com 10.688 novas empresas, seguida por Ananindeua, com 4.060; Parauapebas, com 2.412; Santarém, 2.190, e Marabá, 2.103 empresas. O setor de Comércio e Serviços foi responsável pela maioria dos registros, com destaque para o comércio varejista de artigos de Vestuário e Acessórios.

O empresário Felipe Sarges, que abriu o bar “Balata” com seus sócios no início deste ano, busca fortalecer a cultura paraense e oferecer novas opções de lazer na capital. “Esse processo de abertura da empresa foi um desafio. Tivemos que equilibrar os orçamentos, e um ano e meio de amadurecimento do trabalho para inaugurarmos. Mas agora estamos com quatro meses do nosso empreendimento, e está indo bem. Já começamos a trazer novidades e vamos ampliar mais nesse segundo semestre, com novas atrações, artistas e DJs da nossa região, valorizando os nossos, dando espaço para serem conhecidos", adianta Felipe.

No Estado, a Jucepa está conveniada pela Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios) com os 144 municípios, oferecendo gratuitamente acesso ao Sistema Integrador Pará, permitindo que a prefeitura tenha controle sobre todos os CNPJs constituídos, alterados e extintos. Com a implantação desse sistema, os órgãos passam a se comunicar em tempo real, facilitando, acelerando e simplificando o processo de formalização da empresa.

Prioridade - "Estamos focados em acelerar a evolução tecnológica da Junta, visando desburocratizar os serviços de abertura e as demais ferramentas disponibilizadas pela Jucepa. Podemos citar uma recente mudança, com a implantação de viabilidade de abertura automática, caso não haja execução da análise da prefeitura do município onde está situada a empresa, em até 48 horas. Isso é resultado de estudos intensos para a melhoria dos serviços executados pela Junta", destaca o presidente da Jucepa, Filipe Meireles.

A Junta Comercial tem investido também para reduzir o tempo para abertura de empresas. Em 2023, o prazo passou para um dia e 11 horas, um recorde na série histórica, com queda de 18 horas (34%) em relação a 2021. A Junta já lançou o novo Serviço de Proteção do CPF, o qual impede que os dados pessoais sejam usados indevidamente por fraudadores para aplicar golpes, e adotou nova padronização, facilitando o acesso aos sistemas de serviços.

Capacitação - Com workshops, rodadas de negócios e oficinas, eventos promovidos pelo Governo do Pará, por meio da Sedeme, empreendedores recebem treinamentos e podem estabelecer parcerias para fornecimento de produtos ou serviços a empresas de diversos segmentos.

“A concessão de incentivos fiscais é uma das estratégias do governo para promover o investimento e a competitividade das empresas locais. Essa medida contribui de forma decisiva para a atração de novos empreendimentos ao Estado, com foco no desenvolvimento econômico sustentável, na geração de emprego e renda, e na verticalização do segmento industrial paraense”, destaca o titular da Sedeme, Paulo Bengtson.

Por:SECOM

24/07/2024 08h00

Contribuição Ascom/Sedeme e Jucepa.