O curso busca qualificar a mão de obra local para o setor hoteleiro e restaurantes, pensando na COP 30, marcada para novembro de 2025, na capital paraense
Moradores do bairro da Cabanagem, em Belém, tiveram uma imersão no setor hoteleiro, nesta terça-feira, 24, por meio do curso "Organizador Profissional de Ambientes", realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac).
Realizado na Usina da Paz Cabanagem, o curso busca qualificar a mão de obra local para o setor hoteleiro e restaurantes, pensando na COP 30 (conferência mundial sobre mudanças climáticas), marcada para novembro de 2025, na capital paraense.
A diarista Patrícia Isabel, de 28 anos, ficou realizada com a oportunidade. Para ela, que já participa de outros cursos na Usina da Cabanagem, a qualificação vai ajudar no emprego atual e no futuro, com a chegada da COP 30. "É muito importante essa oficina, pois é uma oportunidade gratuita que estamos recebendo. A usina nos proporciona tudo isso, então é maravilhoso. Nunca participei de algo parecido e agora posso dizer que estou capacitada para o mercado", disse.
Durante as aulas, os alunos aprenderam técnicas e métodos criativos de como arrumar com zelo ambientes, como: quartos e salas de refeições de hotéis, hostel, albergues e demais estabelecimentos. Ao final da carga horária, os alunos receberam o certificado.
Quem também participou do curso foi a técnica de enfermagem Patrícia de Araújo, 39 anos, que sempre busca se reinventar com novos cursos. "Sempre temos que estar aprendendo, pois o mercado está aí. E muitas vezes não basta só ter um diploma, tu tens que te reinventar em alguma coisa, porque tu tens que trazer sustento à tua família. Nunca passei por esse tipo de curso e eu estou maravilhada, obrigada", contou.
A professora Thais Sá ressaltou a importância de cursos com a qualificação voltada para eventos como a COP 30. "Hoje em dia, a gente está focando muito na COP, e com a COP vem a abertura de hotéis, pousadas, muitos turistas que vão chegar, os restaurantes também vão precisar dessa mão de obra. Na questão do hotel, por exemplo, eles aprendem a como arrumar uma cama, a questão de postura, de como lidar com aquele hóspede, com aquele profissional também daquele ambiente. São qualificados por completo”, explicou.
Elieth de Fátima Braga, titular da Seac, explica que “ao investir na qualificação profissional, o Estado está capacitando a população para aproveitar melhores oportunidades de emprego, contribuindo para a redução do desemprego e para a melhoria da qualidade de vida.”
Serviço – Em breve, as demais Usinas da Paz do Estado também vão receber o curso de Organizador Profissional de Ambientes. A programação será divulgada nas redes sociais das Usinas, através do @Usinasdapaz.
Por Chrystian Machado (SEAC)
24/09/2024 17h14