SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Comitiva diplomática da Suíça é recebida por representantes do Governo e da Fiepa

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) recebeu na manhã da última terça-feira (7), na Sede da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), uma comitiva diplomática da Suíça para dialogar e conhecer o potencial econômico sustentável do Estado, nos setores mineração, energia e infraestrutura. A iniciativa visa identificar oportunidades de negócios e atrair futuros investidores suíços para o Estado. A delegação, representada pelo cônsul geral da Suíça no Brasil, Bernhard Furger e o dirigente de Negócios Suíços, Hans Andreas Aebi, foi recebida pelo titular da Sedeme, Paulo Bengtson; da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), Lutfala Bitar; pelo Diretor de Estratégia e Relações Institucionais da Codec, Pádua Rodrigues; pelo vice-presidente executivo da Fiepa, Clóvis Carneiro; e a coordenadora do Centro Internacional de Negócios, Cassandra Lobato.

Durante o encontro, a Sedeme apresentou as principais ações com foco no desenvolvimento econômico sustentável do Estado, políticas públicas para atração de novos investimentos e as diretrizes do Programa de Inclusão Socioeconômico (PIS), do Governo Estadual, que tem por objetivo apoiar o desenvolvimento econômico das regiões. Na ocasião, foi apresentado também as iniciativas sustentáveis do setor minerário, voltados para a redução de gases poluentes e descarbonização. Um dos exemplos apresentados foi o da Vale S.A-S11D, que consiste na adoção do sistema Truckless (conjunto de estruturas composto por escavadeiras e britadores móveis interligados por correias transportadoras) substituindo os tradicionais caminhões utilizados na mineração convencional, reduzindo em cerca de 70% o consumo de diesel e resíduos, outra adoção de práticas e tecnologia mitigadoras das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) citada foi o forno Tecnored. Trata-se da tecnologia inovadora que permite a produção de ferro-gusa (usado na fabricação de aço) a partir da substituição de combustível fóssil por biomassa, o que reduz significativamente as emissões de carbono.  Implantado no Distrito Industrial do Município de Marabá, permite a eliminação de etapas anteriores à produção do aço na usina siderúrgica, proporcionando a redução na emissão de GEE.

Durante a sua fala o titular da Sedeme, Paulo Bengtson, apontou as principais atividades da economia paraense, as políticas para atração de potenciais investidores, pautados no desenvolvimento sustentável, e o compromisso do governo com a redução de gases poluentes.

Ele destacou o potencial no segmento do agronegócio, em que o Estado detém o segundo maior rebanho bovino e o maior rebanho bubalino do Brasil.  A produção de cacau, conhecido internacionalmente pela qualidade das amêndoas cultivadas em território paraense, além da diversidade de produtos da bioeconomia. “Nossa culinária também é destaque internacional pela diversidade de cores e sabores, de produtos genuinamente paraenses”.

Sobre as oportunidades de investimentos, o secretário disse que o Pará precisa de parceiros que queiram fazer a verticalização, ou seja, a industrialização dos nossos produtos. O Estado vem crescendo em diversas áreas e aspectos, destacando-se a nível nacional. “Esse é o momento de investir. Estamos de portas abertas, temos um clima favorável e estamos desenvolvendo nossa logística. Continuamos com a nossa principal atividade econômica, que é a mineração. Mas, nos últimos anos, o agronegócio teve um amplo crescimento, o nosso mercado de carne paraense vem superando outros estados da federação. Temos compromisso com o desenvolvimento sustentável. O Pará é uma terra para grandes negócios”, disse o secretário.

O vice-presidente executivo da Fiepa, Clóvis Carneiro, deu boas-vindas à comitiva e enfatizou que a Fiepa, por meio do Centro Internacional de Negócios viabiliza o contato com as delegações estrangeiras que demonstram interesse no Pará. “Naquilo que a federação puder ajudar, tenham aqui uma referência, um ponto de negócios, inclusive com o nosso staff à disposição para facilitar no que for necessário”.

Pádua Rodrigues, Diretor de Estratégia e Relações Institucionais da Codec, apresentou os investimentos e projetos prioritários e oportunidades de negócios para as empresas suíças no Estado do Pará. Com destaque para oportunidades de investimentos em setores estratégicos da economia, como vantagens logísticas, agronegócios e outros.  Ainda de acordo com o Diretor, além dos incentivos fiscais a atração de novos investidores, precisa considerar também um ambiente favorável para novos negócios, como uma área econômica preparada, licenciada e com infraestrutura que possa atrair novos investidores, e nesse aspecto, o Estado tem se destacado, com 4 projetos novos a serem implantados, sendo 3 distritos industriais (Castanhal, Breves e Santarém) e uma Zona de Processamento de Exportações (ZPE), em Barcarena (ZPE), iniciativa que tem por objetivo fortalecer o processo de industrialização e verticalização da produção no Estado, além de intensificar a exportação de produtos acabados a partir do Pará.

"A criação de uma ZPE também facilita os processos de licenciamentos e autorizações junto a órgãos federais e estaduais, para exportação e importação, inclusive os de ordem sanitária, de segurança e meio ambiente, para os empreendimentos instalados na área de livre comércio". "A criação de uma ZPE também facilita os processos de licenciamentos e autorizações junto a órgãos federais e estaduais, para exportação e importação, inclusive os de ordem sanitária, de segurança e meio ambiente, para os empreendimentos instalados na área de livre comércio".

O Cônsul Geral da Suíça no Brasil, Bernhard Furger, destacou a importância do Estado como parceiro de desenvolvimento em diversas áreas. Ele ressaltou que o Pará e a Amazônia têm recebido muita atenção mundialmente pela importância dos seus recursos e seu clima. Além disso, ele mencionou que o mundo está tomando consciência da importância da sustentabilidade. A visita do cônsul é uma continuidade das tratativas iniciadas com autoridades paraenses para viabilizar parcerias no âmbito econômico, que incluem universidades e startups, com o objetivo de desenvolver a cooperação entre a Suíça e o Pará”, disse o cônsul.

Durante o encontro, Hans Andreas Aebi, dirigente de negócios Suíços, apresentou as diretrizes da Switzerland Global Enterprise (S-GE), a agencia oficial da Suíça para a promoção das exportações desde 1927, formada 2.200 membros em 31 países. Hans Andreas reforçou a importância da sustentabilidade na geração de inovações. “As tecnológicas da Suíça podem auxiliar o Brasil a se tornar mais produtivo, sustentável e competitivo no mercado global”, reforçou.

Participaram também da reunião, o secretário-adjunto da Sedeme, Carlos Ledo; o vice-presidente da Fiepa e presidente do Centro das Indústrias do Pará (CIP), José Maria Mendonça; o Diretor de Atração e Investimentos da Codec, Manoel Ibiapina; o diretor de Energia (Diren), Mauro Bastos; a diretora de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços (DDCIS), Sherry Brom; a diretora de Cooperativismo (Dcoop), Ticianny Santos; o diretor de Concessões, Wilton Teixeira; o secretário Operacional de Comissão da Política de Incentivos ao Desenvolvimento Socioeconômico (Secop), Ricardo Leitão; e o coordenador da Sedeme, Gil Sales.

 

 

 

Veja Também