SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Diplomatas suíços e Governo do Pará debatem oportunidades da bioeconomia na Amazônia

Em agenda diplomática internacional, o governador Helder Barbalho recebeu, no final da tarde de terça-feira (7), o cônsul geral da Suíça no Brasil, Bernhard Furger, e sua delegação diplomática, para debaterem bioeconomia e potenciais econômicos sustentáveis do Pará. O encontro foi realizado no Palácio dos Despachos, sede do Poder Executivo Estadual paraense, em Belém.

“A Suíça é uma importante parceira para construção de soluções que possam fazer do Pará um Estado sustentável e que possa fortalecer a sua economia gerando empregos verdes. Auxílio que pode ajudar no fortalecimento da floresta tropical e, particularmente, ter a Suíça como um incentivador e apoiador para o conhecimento, pesquisa e tecnologia em ciência voltada para floresta é pilar estratégico para o Pará viabilizar o próprio plano de bioeconomia”, pontuou o governador Helder Barbalho.

“Temos convicção que essa parceira pode fortalecer o Estado para entregarmos ainda mais redução de desmatamento, combate às ilegalidades ambientais, mas acima de tudo, fazer com que a floresta viva possa ter valor que gere a contenção de um novo ambiente social olhando pelas pessoas que moram na Amazônia“, completou o chefe do Poder Executivo Estadual. 

Na ocasião, além do cônsul geral, também integrou a delegação de um dos países mais ricos do mundo, relativamente ao PIB per capita, o dirigente de Negócios Suíços Hans Andreas Aebi, que durante a agenda diplomática conheceu ações com foco no desenvolvimento econômico sustentável do Estado, políticas públicas para atração de novos investimentos e as diretrizes do Programa de Inclusão Socioeconômico (PIS), do Governo Estadual, e iniciativas junto às indústrias locais para descarbonização da produção. 

O cônsul geral da Suíça no Brasil, Bernhard Furger, destacou a importância do Estado como parceiro de desenvolvimento em diversas áreas. Ele ressaltou que o Pará e a Amazônia têm recebido muita atenção mundialmente pela importância dos seus recursos e seu clima. Além disso, ele mencionou que o mundo está tomando consciência da importância da sustentabilidade. A visita do cônsul é uma continuidade das tratativas iniciadas com autoridades paraenses para viabilizar parcerias no âmbito econômico, que incluem universidades e startups, com o objetivo de desenvolver a cooperação entre a Suíça e o Pará.

Durante o encontro, Hans Andreas Aebi, dirigente de Negócios Suíços, apresentou as diretrizes da Switzerland Global Enterprise (S-GE), a agencia oficial da Suíça para a promoção das exportações desde 1927, formada 2.200 membros em 31 países. Hans Andreas reforçou a importância da sustentabilidade na geração de inovações. “As tecnológicas da Suíça podem auxiliar o Brasil a se tornar mais produtivo, sustentável e competitivo no mercado global”, reforçou.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Paulo Bengtson, o Pará precisa de parceiros que queiram fazer a verticalização, ou seja, a industrialização dos produtos locais. “Esse é o momento de investir. Estamos de portas abertas, temos um clima favorável e estamos desenvolvendo nossa logística. O Pará é uma terra para grandes negócios”, pondera o secretário.

Veja Também