Início » Noticias » Em Belém, Sedeme promove workshop de moda autoral para o Círio 2023

Evento destaca a importância de promover o design e a identidade regional por meio da valorização das características culturais e criativas

O  Workshop de Criação e Desenvolvimento de Produtos de Moda Autoral – Círio 2023, é realizado até a sexta-feira (4), no auditório do Espaço São José Liberto (ESJL), em Belém.

A oficina é promovida pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), responsável pela gestão do Espaço São José Liberto.

Segundo Vanessa Almeida, coordenadora dos Arranjos Produtivos Locais (APL) da Sedeme, a realização da capacitação torna-se importante para o segmento de Moda da Região do Guajará ao promover o design e a identidade regional por meio da valorização das características culturais e criativas da região, destacando as empresas no mercado e conquistando consumidores que buscam produtos diferenciados.

“Além disso, o APL de Moda resulta em um impacto positivo na economia local, gerando emprego e renda para a comunidade, fortalecendo o setor, atraindo investimentos e impulsionando o turismo”, acrescentou.

O evento tem como público-alvo os empreendedores de moda do ESJL, além de acadêmicos a partir do 4º semestre do curso de design e moda, que irão ampliar os conhecimentos sobre o método 5C: consciência; contexto; coleção; confecção e comercialização. Todas as 30 vagas disponibilizadas foram preenchidas. Entre os inscritos, 22 já empreendem no setor e oito deles são acadêmicos de moda.

A coordenadora do curso de Design e Moda da Universidade da Amazônia (Unama), professora Yorrana Maia, deu início ao primeiro dia do workshop, abordando de forma simplificada a metodologia 5C, e reforçou a importância da capacitação para ampliar a oportunidades de trabalhar com novos elementos da cultura regional. Na ocasião, ela destacou que “uma marca de moda autoral é feita por um criador que expressa sua essência e valores em suas coleções, desde o processo criativo, escolha da matéria –prima, de confecção até ao consumidor final”.

“Além de impulsionar a abertura da produção de peças autorais do Círio, torna-se também um processo de reciclagem para quem participa. O nosso propósito, no final da oficina, é apresentar uma coleção de produtos de moda incluindo sapatos, bolsas, vestidos, acessórios com uma pegada sustentável e autoral. Então, esse período torna-se excelente para comercialização e aquecimento do mercado”, afirmou a designer de moda Graça Arruda, que atua no mercado há 23 anos e participa do workshop desde sua primeira edição.

O acadêmico Erick Antônio, que participa do workshop pela primeira vez, disse que, “a oficina é uma oportunidade de se familiarizar com a cultura e diversidade regional, além de proporcionar o conhecimento sobre os ícones que compõe a grandiosa manifestação de fé e devoção à Nossa Senhora de Nazaré.  Aqui iremos ver na prática, como inserir os elementos culturais, na criação das peças”, disse o estudante.

A oficina será ministrada em três etapas. A primeira delas ocorrerá entre os dias 1º a 4 de agosto com a realização, de forma sintetizada, do método 5C, abordagem da temática/ponto de partida do Workshop do Círio 2023, apresentação de referências teóricas e imagéticas relacionadas ao tema, elaboração de moodboards temáticos e sensoriais, pesquisa de materiais e tipologias de produtos, pesquisa de materiais e tipologias de produtos, além do desenvolvimento da coleção através das etapas contempladas no template do projeto.

A segunda etapa será realizada entre os dias 8 a 9 de agosto com mentorias individuais, e a terceira e última etapa, no dia 1º de setembro, com a entrega das peças produzidas para a realização da curadoria.

Por Aldirene Gama (SEDEME)

02/08/2023 13h17