Início » Noticias » Em Castanhal, SEDEME retomará ações do projeto “Parcerias Pelo Pará”.

O Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME), retoma o Projeto “Parcerias Pelo Pará – Agenda do Desenvolvimento, Emprego e Renda”, na próxima quarta-feira (16), em Castanhal, onde será oferecida uma ampla programação para atender as demandas das gestões pública e privada, em encontros de caráter institucional e empresarial.

O Parcerias se trata de um conjunto de ações realizadas pela SEDEME, com o apoio de outras secretarias do Estado e entidades colaboradoras, que percorre municípios das 12 regiões de integração do Pará. Foi lançado em outubro do ano passado e já passou por Marabá, Santarém e Parauapebas, antes da paralisação das atividades públicas devido a pandemia da Covid-19. As atividades realizadas envolvem encontros sobre gestão pública e privada, de caráter institucional e empresarial, com o objetivo de, através da integração das ações dos órgãos de desenvolvimento do Estado com o poder público municipal, iniciativa privada e entidades de classe representativas do setor produtivo, gerar emprego e renda aos municípios, como reforça o secretário adjunto do órgão idealizador do projeto, Carlos Ledo, “O Parcerias Pelo Pará é de grande importância para o desenvolvimento econômico do Estado, uma vez que integra vários órgão estaduais, levando as oportunidades que, muitas vezes, não são de conhecimento da população”.

“Como nós fizemos em 2019 quatro encontros em três regiões do Estado, o Parcerias Pelo Pará percorrerá as outras nove regiões de integração, dando continuidade desse projeto, com uma finalidade especial, que é estabelecer uma agenda contínua com os municípios, oferecendo um ambiente e um estímulo à troca e coleta de informações relevantes para o desenvolvimento do Estado com base nos conhecimentos locais, regionais e, fazendo assim, com que os órgãos e as associações e entidades que acompanham a SEDEME possam trabalhar no crescimento do município e da região”, é o que explica Mauro Barbalho, coordenador da Diretoria de Desenvolvimento da Industria, Comércio e Serviço, setor da SEDEME onde o projeto surgiu.

Ao todo, oito órgãos estaduais (JUCEPA, SEASTER, SEPLAD, CODEC, SEDEME, BANPARÁ, CREDCIDADÃO E SEDAP) e três instituições parcerias (SEBRAE, OCB/SESCOOP e FAMEP), levarão conteúdo dos mais diversos setores para os participantes do evento. A Companhia de Desenvolvimento do Pará por exemplo, fará uma rápida descrição dos objetivos e ações da CODEC no Estado, além de oferecer palestra que abordará atrações de investimentos. “Vamos enfatizar as ações que já estão ocorrendo em parceria com a prefeitura como a implantação do distrito industrial e o parque da indústria de pequeno porte, que, entre outras coisas, proporcionarão a implantação de novas industrias e o adensamento das cadeias produtivas do município”, adianta Evandro Diniz, gerente de relações institucionais do órgão.

As inscrições para participar da programação são limitadas e devem ser feitas através do link: https://forms.gle/BQPvns4GoeSV7kLm8

PROGRAMAÇÃO:

Palestras Técnicas

08h ABERTURA

08h45 JUCEPA

Processo 100% digital – o futuro do registro empresarial

09h SEASTER

Programa primeiro ofício

09h15 SEPLAD

Mais brasil – transferências voluntarias.

09h30 FAMEP

Ferramentas gratuitas de suporte à gestão municipal e desenvolvimento local - plataforma êxitos.

09h45 SEBRAE

Empreendedorismo e pequenos negócios no município.

10h INTERVALO

10h15 OCB/SESCOOP/PA

O cooperativismo como alternativa de desenvolvimento local.

10h30 CODEC

Ações estratégicas para atração de investimentos.

10h45 SEDEME

Crédito do produtor/ arranjos produtivos locais/ incentivos fiscais.

11h BANPARÁ

Oportunidades de crédito para o desenvolvimento no Pará .

11h15 CREDCIDADÃO

Microcrédito

11h30 SEDAP

Desenvolvimento agropecuário.