Início » Noticias » Exposição "Joias de Nazaré" apresenta mais de 60 peças inspiradas na tradição do Círio

Público pode conferir a produção dos profissionais locais até o dia 7 de outubro, de 10h às 18h, no Espaço São José Liberto.

A vigésima edição da exposição "Joias de Nazaré" foi aberta na última quarta-feira (27), no Espaço São José Liberto (ESJL), em Belém. A coleção é inspirada na fé e na tradição do Círio de Nazaré. O público pode conferir a produção dos profissionais locais até o dia 7 de outubro, de 10h às 18h. A entrada é gratuita.

A iniciativa é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), e tem como objetivo implementar a produção de joias paraenses, como um instrumento de difusão da identidade regional por meio da valorização das características culturais, criativas sustentáveis do estado. A mostra também contribui para o fortalecimento do turismo.

A coleção conta com 68 peças artesanais, produzidas por designers, ourives, lapidários e demais profissionais que integram o Programa Polo Joalheiro do Pará. As peças foram confeccionadas em ouro, prata, gemas minerais, pérolas e outros elementos que valorizam a cultura regional, aliando criatividade e técnicas exclusivas, como a incrustação paraense, que confere um colorido especial às joias com a utilização de pigmentos naturais.

O evento de abertura reuniu representantes de diretorias da Sedeme, alunos do Curso de História da Universidade Federal do Pará (UFPA); acadêmicos do curso de bacharelado em Design de Joias da Universidade do Estado do Pará (Uepa), além de visitantes do ESJL.

A coordenadora de Projetos Estruturantes da Sedeme, Poliana Gualberto, destacou a importância da mostra para divulgação da cultura, história e tradições do estado do Pará. A iniciativa também fomenta o segmento da produção de joias e moda autoral visando torná-las mais competitivas, agregando valor, inovação aliados aos elementos da biodiversidade da Amazônia.

Talentos - Rosângela Gouvêa Pinto, designer de joias e professora do Curso de Design da Universidade do Estado do Pará (Uepa), assina a direção criativa da mostra, formada por peças, criadas e produzidas a partir das inspirações trabalhadas em um workshop de geração de produtos, a exemplo da história do Círio e da fé à Virgem Maria, reproduzidas nos oito vitrais coloridos da Basílica Santuário. Rosângela esteve à frente também da seleção dos projetos e curadoria de peças. O projeto de criação começou a ser executado já no início do mês de junho, com o Workshop de Geração de Produtos, realizado no auditório do ESJL.

Tânia Amaral é uma das expositoras e apresentou quatro peças em prata inspiradas em símbolos e tradições do Círio como, as promessas dos fieis, trasladações e as tradicionais fitinhas de Nossa Senhora de Nazaré. A beleza e colorido das joias, produzidas com a utilização de técnicas de incrustação paraense, expõem a identidade e riqueza amazônicas.

Helena Mergulhão conta que desenvolveu a coleção "Ícone de Maria" inspirada na imagem de Nossa Senhora de Nazaré. As peças, como anel, brincos, pingentes, escapulário, berloque, marcador de página e outros itens, foram produzidas em prata 925, com técnicas de esmaltação paraense translúcida. As joias chamaram a atenção pelos diferenciais, como a aplicação do tecido chita, estampado em coadores de papel reaproveitados, nibs de cacau e fibras da corda do Círio desidratadas.

José Leuam traz a coleção "Encontro", com um colar e pingente que representam a história de Plácido com a imagem de Nossa Senhora. O pingente foi confeccionado com ouriço de castanha do Pará, com detalhes em prata 925.

João Amorim apresenta suas joias inspiradas na casa de Plácido, nos vitrais da Basílica Santuário e outros elementos que representam a riqueza amazônica. "Tudo está relacionado à fé transparente que nós temos com o Círio. É muito mais do que ser devoto, é ser filho”, disse o designer.

Já Felipe Braw expressou sua criatividade com as “Raízes da Fé”, inspirada nos azulejos portugueses, presentes na iconografia do Círio, e também fazendo referência ao deslocamento do Círio de Nazaré de Portugal para a Amazônia. O designer produziu ainda uma coleção de joias voltada para o público masculino. "Produzimos pingentes em prata e pulseiras com couro sintético. São peças bem diferentes voltadas para esse público", disse Felipe.

Moda Autoral Círio - Além da exposição "Joias de Nazaré 2023", foi realizado também o lançamento da 9ª mostra da Coleção Moda Autoral – Círio 2023, que reúne peças de 16 designers paraenses que compõem o Arranjo Produtivo Local (APL), de design e moda, atendidos pela Sedeme.

São mais de 300 peças que reúnem roupas, acessórios e objetos de decoração, que unem elementos da fé, devoção e sustentabilidade. O trabalho é resultado do Workshop de Criação e Desenvolvimento de Produtos de Moda Autoral – Círio 2023, com o tema ‘Maria, sinal de esperança para o povo de Deus em caminho’, realizado no ESJL no período de 1 a 4 de agosto.

“Uma marca de moda autoral é feita por um criador que expressa sua essência e valores em suas coleções, desde o processo criativo, de confecção até a venda”. As marcas aqui apresentadas foram trabalhadas com a temática Círio e demais simbolismo representativo da festividade religiosa. O produto autoral vem cheio de impressões e influências de seu criador”, reforçou Yorrana Maia, professora de Design e Moda da Universidade da Amazônia (Unama), que atuou no processo criativo da mostra.

Por Aldirene Gama (SEDEME)

28/09/2023 11h20