Início » Noticias » Joias do Polo Joalheiro são destaque no Festival Internacional do Chocolate e do Cacau

Designers, ourives, e lapidários paraenses desenvolveram trabalho em coleções com foco na iguaria, representado a riqueza amazônica

Paixão mundial, o chocolate inspirou designers do Programa Polo Joalheiro, no Espaço São José Liberto (ESJL), na criação e produção da coleção "Joias com Chocolate", marcadas pela sustentabilidade e inovação. As peças estão sendo exibidas durante o Festival Internacional do Chocolate e do Cacau – Chocolat Amazônia 2023, no estande da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), a qual o ESJL está vinculado. A mostra integra as ações da Sedeme no âmbito da verticalização de gemas e metais preciosos no Pará.

O evento foi aberto na noite da última quinta-feira (17) e segue com atividades até o próximo domingo (20), no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. Simultaneamente, o visitante poderá apreciar também o melhor da produção de flores e plantas genuinamente amazônicas no "Flor Pará", que reúne produtores e comerciantes do segmento.

Exposição - Além das peças exclusivas em chocolate, a exposição traz joias em ouro 18k e prata 925 com design criativo a partir da forma das flores e utilização da incrustação paraense, que consiste na utilização de cores de extratos naturais, e outros elementos que representam a riqueza amazônica, e que foram criadas e produzidas por designers, ourives, lapidários e demais profissionais que integram o Polo Joalheiro. A comercialização dos itens está sendo feita no estande da Sedeme e no espaço do Sebrae, que abriga os expositores de joias do ESJL e outros segmentos.

"A exposição é uma vitrine para a verticalização de gemas e metais preciosos, genuinamente paraenses, com a valorização dos profissionais do Programa Polo Joalheiro do Pará, que trazem técnicas inovadoras e criativas associadas a elementos naturais, retratando a cultura local, os costumes e a rica biodiversidade amazônica”, ressaltou o titular da Sedeme, Paulo Bengtson.

"Associar o chocolate às peças foi um desafio que deu certo, e garante originalidade no momento de presentear alguém com uma peça que traz dois elementos que são irresistíveis, a joia e o chocolate, na certeza que o chocolate não vai acabar" disse João Amorim, que integra o Programa Polo joalheiro e trabalha há mais de 28 anos com joias.

José Leuam expõe a coleção “Chocolate com Pimenta” e o “pingente na cuia". A coleção conceitual foi produzida com a metalização da folha in natura do cacau, revestida de cobre. “Na superfície foi aplicada a técnica de pintura em metal com chocolate em pó”, informou José Leuam, acrescentando que o pingente na cuia foi produzido em prata em formato de cuia, e também recebeu aplicação de pintura em metal com chocolate em pó, detalhe que deixa nas peças o aroma do chocolate.

Uma vasta programação científica também é realizada durante o festival, proporcionando ao público conhecer a cadeia produtiva do cacau e derivados, participar do Cozinha Show, com workshops e cursos de gastronomia com receitas à base de chocolate, e a visitação em mais de 150 estandes de comercialização de chocolates, plantas, bombons recheados com frutas regionais e joias produzidas no ESJL.

Coleção - Participam da mostra "Joias com Chocolates" os designers do Programa Polo Joalheiro Helena Mergulhão, Júlia Mendes e José Leuam. As peças, com chocolate e outros elementos, a exemplo da folha do cacaueiro e a tintura extraídas do fruto, refletem a criatividade e inovação dos designers.

A designer de joias Helena Mergulhão trouxe para exposição a coleção "Chocolate com pimenta", pensada especialmente aos apaixonados pela culinária paraense com um toque apimentado. As peças - anel, brinco e pingente com pimenta - foram produzidas em prata 925, com técnicas de esmaltação paraense translúcida. Em seu interior há pequenos fragmentos de nibs de cacau, pedaços de pimenta e sementes desidratadas. As joias chamam a atenção pela beleza e o aroma do chocolate.

“A mostra oportuniza ao público conhecer o universo das joias que valorizam as características da nossa região. Participo deste evento desde 2013, e pude inserir nessa coleção a beleza das joias que expõem a identidade amazônica, dando destaque às flores e ao chocolate” disse a designer Mergulhão.

Júlia Mendes apresenta a coleção "Colar Sabor Cacau", composta por brincos e pingentes: um pingente em calcita lapidada no formato do cacau, e outro em prata com a forma da folha do cacaueiro e detalhe em chocolate.

Segundo a designer, o pingente apresentado em calcita lapidada tem tonalidades terrosas, simbolizando a riqueza e a vitalidade da terra amazônica que nutre o fruto do cacau.  A peça traz detalhes em prata 950 e colorido amarelo, dando um toque de elegância e sofisticação à peça.

Estudante de enfermagem, Eduarda Queiroz visitou a exposição e estava à procura de berloques, acessórios temáticos. “Coleciono peças temáticas, e sempre visito o Polo Joalheiro à procura de novas peças. Quando soube que a exposição estaria no Hangar, resolvi conferir as novidades", disse.

A programação completa pode ser conferida no endereço https://para.chocolatfestival.com

Serviço: O Festival Internacional do Chocolate e do Cacau e o Flor Pará pode ser visitado das 15h às 22h até o próximo domingo (20), no Hangar. A entrada é gratuita.

Por Aldirene Gama (SEDEME)

18/08/2023 12h34