Início » Noticias » Projeto “Parcerias pelo Pará” promove programação para o desenvolvimento econômico no município de Barcarena

O Governo do Estado cumpriu mais uma etapa do projeto "Parcerias pelo Pará", que desta vez atendeu a Região do Baixo Tocantins no Pará. Com o objetivo de incentivar a geração de emprego e renda, a programação ocorreu na última terça (02) em Barcarena e foi promovida pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), em parceria com demais órgãos e entidades de classe.O evento contou com palestras técnicas sobre temas estratégicos, que foram apresentados pela Seplad, OCB/SESCOOB/PA, Seaster, Codec, FAMEP, Sedap e Sebrae.  Entre os assuntos tratados estavam o desenvolvimento agropecuário e industrial, cooperativismo como alternativa de crescimento local e o modal logístico na região, além do empreendedorismo e pequenos negócios e ações estratégicas para a atração de investimentos.

Também foram apresentados diversos produtos e serviços de parceiros, que possibilitam desde acesso ao crédito, conhecimento sobre potencialidades de produção e investimentos para região, bem como orientação de captação de recursos e transferências voluntárias.
"Nosso Estado tem tido importantes resultados na geração de emprego, mas acreditamos que ainda podemos e devemos fazer mais. Barcarena é um importante pólo de desenvolvimento, mas ainda temos alguns desafios e por isso, o município sediou o evento representando a Região do Tocantins", explica Andrelina Lima, diretora da Diretoria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviço (DDICS).

De acordo com o Coordenador da Diretoria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviço (DDICS), Mauro Barbalho, o grande diferencial desta programação foi a possibilidade de entrar em contato com o setor produtivo, incluindo cooperativas, indústrias, empresas do comércio e serviço. "Além disso, é possível promover uma boa articulação junto ao Governo do Estado para assegurar o desenvolvimento do município e da região", ressalta.
O secretário executivo municipal de Planejamento e Articulação, Jacobson Estumano, avalia positivamente a iniciativa. "A prefeitura de Barcarena agradece muito ao governador Helder Barbalho pelo projeto Parceiras Pelo Pará, que tem trazido oportunidades para as comunidades menos favorecidas, especialmente os microempreendedores individuais, que precisam de recursos para organizar os arranjos produtivos locais e gerar progresso na região", afirma.
Para o secretário municipal de indústria e comércio, Marcos Mendes, o projeto  representa a integração. “Essa palavra só resume o que esse encontro gera. Muito importante para o município, mas também para a região e para o Estado, que torna presente e ajuda a intensificar as ações de desenvolvimento, por isso a cidade de Barcarena está 100% em consonância com o Parcerias pelo Pará”, avalia.

De acordo com o Diretor de Estratégia e Relações Institucionais da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), Antônio Rodrigues, a instituição demonstrou durante o evento que o desenvolvimento e a atração de novos negócios e investimentos ocorrem por meio da otimização da capacidade produtiva que cada território apresenta. "Quanto mais otimizamos a potência econômica mais é possível desenvolver o município", completa.
O Gerente de negócios do Banpará, Gabriel Ladeia, avalia como positiva a participação do banco nesta iniciativa. “O evento possibilitou receber as principais demandas da comunidade, proporcionando um atendimento mais humanizado e contribuindo para o crescimento das grandes potencialidades da cidade”.