Início » Noticias » Região dos Caetés recebe ações do projeto “Parcerias Pelo Pará”

Seguindo o cronograma de ações pelas doze regiões de integração do Pará, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME) esteve no município de Capanema, na quarta-feira (23), com o Projeto Parcerias Pelo Pará – Agenda do Desenvolvimento, Emprego e Renda. A região dos Caetés é a segunda a receber a programação este ano desde a retomada após o período de interrupção causado pela pandemia do novo Coronavírus.

“Eu digo que o resultado do `Parcerias Pelo Pará` vai além do dia do evento, por que é aqui que nós ouvimos essas necessidades, e nós também pensamos em produtos novos que possam ser desenvolvidos por parte do Governo do Estado do Pará e por parte, também, dos nossos parceiros”, explica Andrelina Lima, diretora da Diretoria de Desenvolvimento da Industria, Comércio e Serviço (DDICS), local onde nasceu o projeto, na SEDEME. A representante da secretaria também falou sobre a parceria que a iniciativa envolve e o objetivo da estratégia “ Nós sempre levamos parceiros que proporcionam produtos para a iniciativa privada como o Banpará, a OCB, com informações sobre cooperativismo, que é tão importante para a região, entre outros”.

Diferente do que ocorreu na Região Gumá, em Castanhal, na semana passada, quando houve a primeira ação de retomada do Parcerias, em Capanema a programação focou no setor do comércio, ramo que predomina e mais movimenta o cenário econômico no município. Dentro dessa proposta, a Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (SEASTER), apresentou o Programa Primeiro Ofício, que oportuniza jovens com idade entre 14 e 24 anosa a ingressar no mercado de trabalho, mediante parceria com empresas dos setores de indústria e comércios, “O Governador Helder Barbalho trabalha exatamente com a possibilidade de buscarmos aquele jovem da vulnerabilidade, para ter as condições necessárias para trabalhar. Este é o produto que estamos trazendo para Capanema e vários outros estados do Pará”, conta o titular da SEASTER, Miriquinho Batista, sobre essa estratégia de emprego, que já colocou, segundo ele, mais de 750 jovens no mercado de trabalho, em todo Estado.

Foto: Marcelo Seabra/Ag.Pará

Além da presença de agentes do Governo, o “Parcerias” também conta com o apoio de entidades como a Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP) que, desde a concepção da iniciativa, trabalha como uma das articuladoras junto às prefeituras, por ter uma capilaridade grande dentro de todo Estado do Pará, estando em 142 municípios, como explica Fabiano Cardoso, assessor técnico da federação “Aqui a gente traz as ferramentas FAMEP, em que apresentam vários segmentos para compor o objetivo desse evento. Especificamente aqui em Capanema e região, nós temos o “Diário Oficial FAMEP”, sistema de arrecadação tributário gratuito, temos também o “Contas Públicas”, um pregão eletrônico agora que movimenta bastante a parte de quem trabalha com compras, e também toda a parte de assessoramento em projetos, captação de recursos. Tudo isso compõe o escopo que é desenvolvido junto do Parcerias Pelo Pará”.

“Parabenizo o Governo do Estado, pois essa é uma forma de criar polos, de trazer os agentes públicos para esse debate e levar ao conhecimento de todos sobre essas plataformas do Governo, para nós isso é muito importante. A partir desta inciativa do Estado, nós esperamos destravar a problemática de financiamento para dentro do município, nó sabemos que a economia está parada, com essa atitude do governo estadual, traz um novo olhar sobre o investimento em obras públicas, no setor financeiro privado e também o setor público”, fala Antônio dos Santos, diretor de planejamento do município de Santa Luzia do Pará, que esteve presente na programação que foi realizada em Capanema e se demonstrou satisfeito em relação ao projeto e a expectativa de melhorias futuras.

Satisfação também foi o sentimento compartilhado pelo secretário municipal de indústria, comercio, mineração e turismo de Capanema, Marcelo Pierre Acácio, quando diz que “O Parcerias Pelo Pará mostra um caminho para o Estado e, ao levar para as regiões esse formato de presença , ele mostra o caminho técnico para que os municípios possam se desenvolver através de políticas públicas definidas pelo Governo do Estado, aonde as cidades possam aderir à programas já formatados, que mostram o caminho do desenvolvimento, respeitando as vocações de cada município, que encontra no Governo a parceria, como é a nomenclatura desse projeto”.

Também estiveram presente nesta segunda ação, ajudando a levar conhecimento durante todo o dia ao público alvo de Capanema, a Jucepa, Seplad, Codec, Banpará, CredCidadão, Sebrae e OCB. Até o final do ano, o projeto deverá passar por mais nove municípios em mais quatro regiões de integração diferentes do Pará.