SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Sedeme apresenta políticas empreendedoras sustentáveis na 10ª Pará Negócios 2023

 

Estado integra a programação, neste final de semana, com estande institucional reunindo secretarias e órgãos públicos e equipe técnica

O governo do Pará marcará presença na 10ª edição do Pará Negócios 2023, destacando as políticas públicas voltadas para o desenvolvimento econômico sustentável no Estado. Com o tema “Inovação e Sustentabilidade”, o evento será realizado neste sábado (18) e domingo (19), das 10h às 22h, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia. O evento terá cerca de 200 expositores e uma programação voltada para o estímulo ao empreendedorismo sustentável.

O governo do Estado integra a agenda, com estande institucional, reunindo em um só espaço, as instituições, gestores públicos e a equipe técnica estadual. No espaço, serão apresentadas oportunidades de negócios, ações integradas às políticas públicas voltadas para o estímulo ao desenvolvimento econômico sustentável no Estado.

O secretário de Estado de Desenvolvimento, Econômico, Mineração e Energia, Paulo Bengtson, destaca que a Pará Negócios é considerada uma das mais importantes feiras multissetoriais para o estímulo à geração de negócios no Estado. “Durante os dois dias de programação os participantes terão a oportunidade de estreitar as relações e gerar oportunidades de negócios entre empresários, fornecedores e consumidores finais, visando a implementação de negócios que impulsionam o uso sustentável dos recursos naturais para a produção de bens e serviços”, ressaltou o secretário.

Políticas públicas - A Sedeme participa com uma ampla agenda que inclui atendimento a empreendedores, apresentação de políticas públicas voltados ao cooperativismo, incluindo o crédito do produtor, incentivos fiscais, diretrizes do Programa de Inclusão Socioeconômica (PIS), que leva energia elétrica às comunidades paraense, proporcionando o desenvolvimento de empreendimentos, geração de emprego e renda nas localidades, além da exposição de itens da cadeia produtiva paraense.

A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) estará participando da Feira Pará Negócios através do apoio que é repassado aos produtores da cadeia do mel. Durante os dias de evento, quatro produtores do município de São João de Pirabas, no nordeste paraense, estarão apresentando ao público produtos feitos à base de mel. Entre eles, mel em sachê, pimentas e licores que utilizam o produto como base. Os produtores integram a Cooperativa dos Apicultores e Agricultores do Nordeste Paraense (Agromel), com sede em São João de Pirabas e que tem 48 famílias associadas para a produção do mel e de toda a cadeia do produto como pólen, própolis e a bebida hidromel.

Durante a programação da feira, haverá ainda a realização do 1º Congresso Organizacional de Consultores do Pará, no dia (18/11), às 8h. Cujo objetivo é proporcionar aos consultores e empresários troca de experiências, novos conhecimentos e oportunidade de negócios através um ambiente colaborativo e inspirador, buscando inovação e desenvolvimento regional na Amazônia, promovendo conexões entre empreendedores, especialistas e stakeholders de diferentes setores de atuação.

Ainda como parte da agenda, será realizado também o 18º Encontro de Educadores e Gestores do Pará, no domingo (19), de 8h às 18h, com participação de profissionais renomados de Minas Gerais, São Paulo e do Pará, que irão refletir e dialogar sobre o Tema: “A Inovação na Educação Brasileira e a Criatividade nas Práticas Interventivas, na Perspectiva da Equidade e Qualidade da Aprendizagem”.

Mais sobre a Pará Negócios 2023

O evento é organizado pela Associação Comercial do Pará (ACP) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA), com apoio do governo do Pará, por meio das Secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), de desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (Sedap), e do Banpará.

A programação da feira inclui rodadas de negócios, networking para empresários, empreendedores, líderes, gestores, e participantes que desejam aprender e trocar experiências com grandes referências nas áreas de gestão, programação cultural, palestras, congressos e oficinas voltadas para diversos segmentos.

De acordo com a presidente da ACP, Elizabeth Grunvald, a expectativa é que cerca de 20 mil pessoas passem pelo Hangar - nos dois dias, com a expectativa de geração de negócios entre 15 a 20 milhões. “Este ano a entrada é gratuita, a programação técnica e cultural está bem densa e diversificada, com palestras, workshops, shows, sorteios e outras novidades. No dia 18, às 19h, teremos a Palestra Magna, com Oscar Schmidt, com o tema “Superação e Paixão”, destacou a presidente.

O intuito é reunir em um único local, empresários, empreendedores e proporcionar experiência com uma feira de negócios, facilitar aproximação e network com empresas; fomentar o ecossistema de inovação com novas parcerias, colocar a sustentabilidade no foco dos debates, agregar valor às marcas, aumento da competitividade e responsabilidade social corporativa.

Serviço:

Feira Pará Negócios 2023

Data: 18 e 19 de novembro

Horário: 10h às 22h

Local: Hangar Centro de Convenções & Feiras da Amazônia - Av.  Dr. Freitas, s/n - Marco, Belém.

Site oficial: http://www.feiraparanegocios.com.br/

Confira a programação técnica no link.

 

Por Aldirene Gama (SEDEME)

17/11/2023 12h06

Veja Também