SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Sedeme apresenta políticas públicas para embaixador da Bélgica e debate sobre investimentos no Pará

A reunião tratou sobre futuros investimentos, intercâmbios entre o Governo do Pará e potenciais investidores belgas no turismo, energia renováveis, indústrias, tecnologia e outros

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Paulo Bengtson, recebeu nesta quinta-feira (30) o embaixador da Bélgica, Peter Claes, acompanhado pelo vice-presidente executivo da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), Clóvis Carneiro, na sede da Sedeme. Estiveram presentes no encontro o secretário-adjunto da Sedeme, Carlos Ledo; o diretor de Energia da Sedeme, Mauro Bastos, e o assessor Leonardo Lobato.

A reunião teve como objetivo conhecer o potencial econômico do estado, tratar sobre diretrizes para o fortalecimento de possibilidades de futuros investimentos, intercâmbios entre o Governo do Pará e potenciais investidores belgas em áreas como turismo, energia renováveis, indústrias, tecnologia e outros. 

Paulo Bengtson aproveitou o encontro para apresentar as políticas de incentivos fiscais para atrair investimentos, e também destacou o potencial econômico paraense nas áreas de energias, infraestrutura, indústria, logística e outros. "Estamos de portas abertas, temos um clima favorável, as maiores rotas comerciais e estamos desenvolvendo nossa logística, com grandes projetos estruturais a exemplo da construção da Ferrovia do Pará, que integrará os municípios do sudeste paraense ao porto de Vila do Conde, em Barcarena, e de lá até a ferrovia Norte-Sul". Bengtson reforçou que "com a ampliação da malha ferroviária, o Pará se tornará mais competitivo economicamente, com redução de custos em logística, ampliação do potencial de escoamento de cargas, além do aumento na geração de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida da população". 

O titular da Sedeme aproveitou para reforçar o compromisso do governo com desenvolvimento econômico sustentável, e a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Segundo o embaixador, que visita o Pará pela primeira vez, há um grande interesse das empresas belgas em investir no Estado. "Empresas belgas já atuam em outras regiões do Brasil, com investimentos da ordem de US$ 60 bilhões. Esta visita ao Pará tem como objetivo conhecer o potencial econômico e comercial do Estado, e assim, estreitar relações para futuros investimentos em áreas como o turismo, logística, industrias e outros", disse o embaixador

Durante a reunião, o vice-presidente executivo da Federação, Clóvis Carneiro, enfatizou que o encontro é importante para estabelecer futuras oportunidades de negócios entre Pará e Bélgica. "O embaixador veio conhecer as políticas públicas do Governo, voltadas para atração de futuros empreendimentos, e apresentar o que essas empresas tem a oferecer ao nosso Estado. O Sistema Fiepa, oferece total apoio as indústrias que se instalam aqui no Pará", disse.

 

 

 

Por Aldirene Gama (SEDEME)

30/11/2023 17h03

Veja Também