Início » Noticias » Sedeme autoriza implantação de rede de energia para comunidade da Ilha de Itauaçú, em Marapanim

Medida faz parte do Programa de Inclusão Socioeconômica (PIS), que consiste em levar energia elétrica para as áreas rurais dos municípios paraenses

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) autorizou, na última terça-feira (16), a implantação da rede de energia elétrica em propriedades rurais da Ilha de Itauaçú, no município de Marapanim, nordeste paraense. O investimento estadual é de mais de R$ 700 mil, e beneficiará diretamente cerca de 150 moradores.

A obra faz parte do Programa de Inclusão Socioeconômica (PIS), que consiste em levar energia elétrica para as áreas rurais dos municípios paraenses. O PIS é gerenciado pelo Estado, via Sedeme, com a execução das obras sob responsabilidade da concessionária de energia do Estado.

O investimento contempla a instalação de Rede de Distribuição Rural (RDR), com a construção de 6,49KM MRT (Sistema Monofilar com Retorno por Terra), em cabo 1/0, e 10 transformadores.

A autorização foi assinada pelo secretário em exercício da Sedeme, Carlos Augusto de Paiva Ledo, e contou com a presença do diretor de Energia da Sedeme, Mauro Bastos; do vice-prefeito de Marapanim, José Felipe de Moraes; da vereadora Socorro Moraes; do ex-prefeito, Raimundo Luiz; e do assessor Lucas Moraes.

O PIS viabiliza a execução de projetos de energia elétrica e interesse social no Pará, por meio de um Termo de Compromisso celebrado com a Equatorial Pará que garante um fluxo de investimentos para apoiar o desenvolvimento socioeconômico do Estado com a implantação e expansão do sistema elétrico em áreas de interesse social que ainda carecem do serviço.

O titular da Sedeme, em exercício, Carlos Ledo, destacou que garantir o suprimento de energia elétrica para comunidade, ratifica o compromisso do Governo do Pará com a melhoria da qualidade de vida da população. “Com a implantação rede elétrica, o Governo reduzirá o consumo de diesel, ainda utilizado para a produção de eletricidade, e reforça as ações para a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE)”, disse o secretário.

“A chegada dessa energia elétrica na Ilha de Itauaçú, trará muitos benefícios para aquela comunidade que vive da pesca e do marisco e que necessita estocar seus produtos e não tem como fazer isso hoje. Então, é de uma importância muito grande para comunidade e para o município como um todo”, disse o vice-prefeito José Felipe de Moraes.

“É um sonho que será concretizado. Os moradores da Ilha Itauaçú aguardam ansiosos pela chegada da energia elétrica, que certamente irá beneficiar todo o município, e proporcionará mudanças significativas, principalmente na questão do turismo da nossa região. Haverá um impulso no desenvolvimento do município, possibilitando melhores condições de vida para a população”, disse a vereadora.

Por Aldirene Gama (SEDEME)

17/01/2024 11h57