SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » SEDEME e SEBRAE firmam acordo em prol das micro e pequenas empresas do Estado.

Foi assinado hoje, na Secretaria  Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME), um termo de cooperação entre o órgão e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/PA), o qual visa unir os trabalhos das duas instituições para maximizar os serviços prestados aos empreendedores de pequenos negócios do Estado.

 

O superintendente do Sebrae-Pará, Rubens Magno, lembra que a parceria entre Sedeme e Sebrae já é antiga e reforça o quanto as micro e pequenas empresas, por serem maioria no cenário local, devem ser prioridade nas estratégias de desenvolvimento econômico local  “o nosso principal objetivo dentro do Sebrae é cuidar dos empreendedores de pequeno negocio, empreendedores esses que, no Estado do Pará,  95% das empresas são micro e pequenas empresas, ou seja, é uma base realmente forte, sólida, que compõe a economia do Estado. E a Sedeme é a secretaria que cuida realmente do desenvolvimento econômico  e de mineração também, por que muitos pequenos são de mineração , a gente pensa que só as grandes empresas são de mineração, mas nós temos uma cadeia periférica muito grande, que compõe esse processo econômico do setor e o Sebrae precisa está introduzido. Então, já temos vários eventos feitos em conjunto, mas hoje nós estamos celebrando um convenio para que os nossos trabalhos possam ser unificados e, principalmente, trazer desenvolvimento para o nosso Estado, trazendo divisas, emprego, renda, enfim...desenvolvimento puro para o Pará”.

O Programa Fundo Esperança é um dos exemplos mais recentes e importantes da parceria existente entre Sebrae e Sedeme. A linha de crédito foi a principal ferramenta de apoio do Governo do Estado no enfrentamento de efeitos adversos da pandemia, viabilizando o atendimento de aproximadamente 90 mil pessoas (físicas e jurídicas) e a concessão de R$200 milhões de crédito em três meses, voltados para o setor empresarial. Tudo isso graças a articulação do órgão, que contou com um grande apoio do Sebrae, além da operacionalização do Banpará.

A titular da Diretoria de Desenvolvimento da Industria, Comércio e Serviço da Sedeme (DDICS) sabe da importância em fortalecer o setor empreendedor, principalmente, os pequenos, “Um acordo de cooperação técnica entre o Governo e o Sebrae vem ratificar o compromisso do Estado com os pequenos negócios, somando forças com uma instituição tão importante, que é o Sebrae, e que tem muita expertise no segmento de micro e pequenas empresas. Juntos, nós vamos tá fazendo ações para o desenvolvimento desses pequenos negócios”.

A previsão é que até 2022, muitas ações sejam desenvolvidas e, consequentemente, os resultados sejam ainda melhores.

Veja Também