Início » Noticias » Sedeme participa da 2ª Feira da Indústria da Mineração

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) participou da 2ª Feira da Indústria da Mineração (Brasmin) promovida pela Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral e Mineração (ABPM) e do 8º Encontro Nacional de Média e Pequena Mineração, realizados simultâneamente, entre os dias 27 e 29 de junho, no Centro de Convenções da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC), em Goiânia (GO).

No evento, a Sedeme foi representada pela Geóloga e Coordenadora de Projetos Estruturantes da Diretoria de Geologia (Digem), Poliana Gualberto e também pela coordenadora, Amanda Atena.

A Brasmin reúne instituições públicas e empresas que atuam na cadeia produtiva da mineração. O encontro proporciona aos participantes conhecer o que acontece de mais moderno na área da tecnologia, métodos de produção e novas tendências de mercado no setor mineral.

O Encontro Nacional de Média e Pequena Mineração visa dar destaque ao universo da mineração brasileira. A exemplo das mais de 7.300 empresas, a maioria, de médio e pequeno porte. Que apesar de ter grande expressão na movimentação econômica e empregar milhares de pessoas ainda não teve seu devido reconhecimento.

O Governo do Pará, por meio da Sedeme apresentou  durante o encontro  o Plano Estadual de Mineração (PEM-2030) e suas diretrizes de atuação. O plano foi discorrido por Poliana Gualberto, que apresentou as instruções de funcionamento, execução e aspectos relacionados à cadeia produtiva e fomento econômico no setor mineral paraense.

Durante a programação, da 2ª Feira da Indústria da Mineração foram abordados temáticas  atuais, que envolvem a questão mineral no país, dentre elas: o novo cenário regulatório da mineração; novos mecanismos de financiamento e atração de investimentos na mineração; a evolução do garimpo para empresa de Mineração (Rastreabilidade, Meio Ambiente, Pesquisa Mineral, Assistência Técnica e outros).

As palestras e mesas de discussão contaram com a participação de  palestrantes renomados, a exemplo do Presidente do conselho deliberativo da Associação Brasileira de Paramotor (ABPM), Luís Maurício Azevedo; do diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM), Tasso Mendonça;  do Presidente da Federação das Cooperativas Mineral de Mato Grosso (FECOMIN), Gilson Camboin; o coordenador da Rede Invest Mining, Miguel Nery;  o Superintendente de Relacionamento com Empresas na B3, Leonardo Resende; e o Professor da Universidade de São Paulo e Diretor do NAP, Giorgio de Tomi.

Ainda no evento, no estande da (ABPM), foi realizado também  o primeiro 1º Encontro dos Estados mineradores, com os  representantes da Agência Nacional de Mineração (ANM), da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), autoridades do poder legislativo e universidades federais, entre elas, a Universidade Federal do Pará (UFPA). Na reunião estavam presentes   representantes dos Estados do  Pará (PA), Goiás(GO), Tocantins(TO), Bahia(BA), Minas Gerais(MG), Rio de janeiro(RJ), São Paulo(SP), Rio Grande do Sul(RS), Espírito Santo(ES), Mato grosso(MT), Mato Grosso do Sul (MS) e Paraná (PR).

Na pauta de debate, temas relevantes, a exemplo do fortalecimento das diretrizes da ANM; formação do profissional ESG (governança ambiental, social e corporativa, em português), política de incentivo à transição energética; Compensação Financeira pela Exploração Mineral (CFEM) e desenvolvimento regional, Plataforma P3M - visão geral, Estudos Geoeconômicos Estaduais (EGEs) e demonstração da plataforma (P3M) aplicada aos EGEs.

Segundo Poliana Gualberto a reunião entre os Estados mineradores com os representantes da ANM, da CPRM e das universidades, foi importante para a aproximação das regiões mineradoras e  a  formação de um grupo de trabalho em prol da construção de soluções aos gargalos do setor mineral. "No que se refere ao fortalecimento da Agência Nacional de Mineração, a cooperação entre os estados, a integração das informações geológicas, contribui com o desenvolvimento regional", destacou.

Por Aldirene Gama (SEDEME)

30/06/2023 19h35