Início » Noticias » Sedeme promove Festival de Flores e Plantas no São José Liberto em 5 e 6 de outubro

Ação divulga a rica diversidade da flora amazônica, e proporciona aos expositores uma opção para comercialização de seus produtos

O Espaço São José Liberto (ESJL) receberá entre os dias 5 e 6 de outubro, o Festival “Flores e Plantas", promovido pela Secretaria de Desenvolvimento, Econômico, Mineração e Energia (Sedeme). A ação divulga a rica diversidade da flora amazônica, e proporciona aos expositores  uma opção para comercialização de seus produtos.

A mostra terá flores e plantas ornamentais de espécies variadas, a exemplo das bromélias, orquídeas, antúrios, rosas do deserto, cactos, filodendros e outras variedades, dispostas em vasos, terrários, arranjos ou buquês embalados para presente.

Serão dois dias de exposição, das 10h às 18h. Os visitantes têm a oportunidade de adquirir exemplares de diferentes espécies cultivadas por 14 expositores da capital e de municípios da Região Metropolitana de Belém (RMB), a exemplo de Benevides, com a participação de produtores do projeto “Quintal das Flores”. O projeto cultiva em pequenas áreas (quintais), uma variedade de flores, incluindo espécies temperadas, tropicais, folhagens e ornamentais.

O "Quintal da Flores" tem coordenação da Secretaria Municipal de Agricultura de Benevides, e busca destacar a produção de flores do município, além de gerar empregos e renda aos 22 produtores participantes do projeto.

Durante a exposição, no Espaço São José Liberto, o público também pode conhecer a técnica artesanal kokedama, que consiste no cultivo de flores e plantas suspensas em “bolas de musgos”, ou seja, não precisa de vaso. As espécies são bastante utilizadas em decoração de ambientes, ou para presentear, pela beleza e praticidade nos cuidados e também pela possibilidade de criar jardins suspensos, em áreas reduzidas.  No evento, serão exibidos pelo casal de expositores, Hugo Shibata e Ariel Negri, que há três anos trabalham com a aplicação da técnica de origem japonesa.

“Durante a exposição vamos dar dicas sobre cuidados básicos como irrigação, drenagem, adubação, iluminação adequada, e as principais dúvidas que surgirem pelos apreciadores de plantas e flores”, explicou o expositor Hugo Shibata.

“A ideia de investir no segmento com a técnica kokedama surgiu com intenção de unir nossa paixão por plantas e a dedicação que ambos temos. Para criar esse negócio no meio de uma crise pandêmica, passamos a confeccionar nossas kokedamas para oferecer um produto artesanal único, com a beleza que só a natureza pode expressar”, concluiu Hugo.

Público Infantil - O festival contará, também, com oficina de jardinagem voltada às crianças de 4 a 12 anos, de 10 às 18h, durante os dois dias de evento. A atividade tem como objetivo conscientizar as crianças sobre a importância da educação ambiental e da sustentabilidade.

Aldirene Gama (SEDEME)

29/09/2023 15h17