SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Noticias » Sedeme promove rodada de negócios da bioeconomia paraense cooperativista

 

 

Dando continuidade às ações voltadas ao desenvolvimento econômico sustentável em território paraense, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), promoveu na última quinta-feira (23), mais uma “Rodada de Negócios da Bioeconomia Paraense Cooperativista". A ação foi realizada em parceria com a Associação Paraense de Supermercados (Aspas), e a Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado do Pará - Sistema OCB/PA. Trata-se de um evento de cunho mercadológico que reuniu 10 empreendimentos da agricultura familiar e outros serviços que integram a bioeconomia Paraense. 

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia, em exercício, Carlos Ledo, destacou a importância do evento para o fortalecimento e a verticalização das cadeias produtivas no Estado. “A rodada de negócios é um evento voltado a empresários e lideranças que desejam prospectar e fechar negócios diretamente com o produtor, fortalecendo o desenvolvimento econômico sustentável, geração de renda e emprego, em território paraense”, disse.

Além do titular em exercício da Sedeme, participaram do evento o presidente da Aspas, Jorge Portugal; o presidente do Sindicato dos Supermercados do Pará, Gean Freitas; cooperativistas, além de executivos da rede supermercadista.

A rodada de negócios ocorreu de forma dinâmica, onde cada cooperado teve até três minutos para apresentar produtos e serviços a potenciais parceiros. Na ocasião, cada produtor descreveu as principais características, a exemplo do cultivo sustentável, processo e capacidade de produção, tempo de mercado, número de famílias integrantes e outros.

“Esse é o momento que estamos junto com a Sedeme e a OCB-PA, fortalecendo o relacionamento com os cooperados, conhecendo seus produtos e serviços, e principalmente fomentando negócios.  Agradeço a presença de todos e reforço que certamente esse será a primeira de muitas rodadas de negócios com o setor cooperativista”, disse Jorge Portugal, presidente da Aspas. 

O presidente da OCB/PA, Ernandes Raiol, enfatizou que “a rodada de negócios visa a geração de negócios, destacando o potencial das cooperativas para o desenvolvimento econômico no Estado”. 

O evento contou também com a participação da titular da Diretoria de Cooperativismo (DCoop), Ticianny Santos, que destacou a importância da criação da diretoria na estrutura organizacional da Sedeme, visando o desenvolvimento de políticas públicas, voltadas ao fortalecimento contínuo do cooperativismo no Estado. Ela disse ainda que “o impacto das empresas compradoras contribui com a geração de emprego e renda, além do consumo consciente, bem como do comércio justo e sustentável, valorizando os produtos do Estado”, ressaltou Ticianny Santos. 

A diretora financeira da Cooperativa Agropecuária do Salgado Paraense (Casp), com sede em Vigia, Cintia Roberta, participou da rodada pela primeira vez, e aprovou a iniciativa do Governo do Pará, por meio da Sedeme. “Atuamos no mercado institucional há mais de 14 anos. Essa rodada de negócios é a oportunidade que precisamos para conquistar o mercado privado. Atualmente a Casp é formada por 78 cooperados, que são distribuídos em quatro cadeias produtivas, que são: leite, fruticultura, olericultura e derivados de mandioca, produtos de origem da agricultura familiar”, disse a diretora.  

Do Cooperativismo - Atualmente, 196 cooperativas integram o Sistema OCB/PA, de acordo com o anuário 2022, com 311.512 cooperados, entre o ramo agropecuário, consumo, crédito, infraestrutura, saúde, transporte e trabalho, produção de bens e serviços.

Considerando que no Estado do Pará a média de pessoas por família é 4,05 (IBGE 2010), a ação realizada impactou mais de 5 mil pessoas, de acordo com o número de sócios e empregados das cooperativas participantes.

No final do evento, o Governo do Pará, por meio da Sedeme, entregou uma carta de agradecimento aos parceiros e representantes das cooperativas.

Ao todo, dez cooperativas integraram a ação, a saber: produtores de cooperativas de diversos municípios paraenses, a exemplo da Cooperativa dos Apicultores e Agricultores (Agromel) de São João de Pirabas; Cooperativa dos Agricultores (Cart) da Região de Tailândia; Cooperativa de Produção dos Agricultores Familiares (Coopasmig), de São Miguel do Guamá; Cooperativa Agroindustrial Frutos da Amazônia (Coafra); Cooperativa Amazônia Agroindustrial (AmazonCoop), de Castanhal; Cooperativa Agrícola Mista (Camta), de Tomé-Açu; Cooperativa de Trabalho de Profissionais Autônomos (Unisegur), de Belém; Cooperativa dos Agricultores de São Francisco, de Floresta do Araguaia (Cooasafra); Cooperativa Agropecuária do Salgado Paraense (Casp), de Vigia; Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis (Concaves), de Belém. 

O evento contou  tamém com a participação de representantes dos seguinets supermercados: Yamada, Grupo Preço Baixo, Batista Supermercados, Portugal Auto -Serviços, Mais Barato e Grupo Econômico

 

Por Aldirene Gama (SEDEME)

24/11/2023 17h19

Veja Também