Início » Noticias » Sedeme recebe representantes dos Países Baixos

Foram discutidos incentivos para criar oportunidades econômicas sustentáveis no setor produtivo do Estado

Na última terça-feira (18), o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Paulo Bengston, recebeu a embaixadora adjunta e encarregada de assuntos econômicos do Países Baixos no Brasil, Afke Mulder, que esteve acompanhada da segunda secretária de Assuntos Econômicos e Diplomacia Climática, Nathalie Gonçalves Aurélio, na sede da Sedeme. Participou também da reunião o Diretor de Energia da Sedeme, Mauro Bastos.

O encontro teve como objetivo, tratar sobre diretrizes para o fortalecimento de possibilidades de investimentos e intercâmbios entre o Governo do Pará e os Países Baixos em áreas como bioeconomia, tecnologia e inovação e outros.

Durante a reunião, foi tratado também sobre a expectativa para a realização da 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que reunirá, em Belém, líderes mundiais com o propósito de buscar soluções para combater o aquecimento global e desenvolver novas práticas sustentáveis.

O titular da Sedeme, Paulo Bengtson, recepcionou a comitiva e ressaltou a importância da agenda para o fortalecimento de futuras parcerias com os Países Baixos. Na ocasião, ele apresentou as ações estratégicas do Governo do Pará, por meio da Sedeme, pontuando serviços, ações e incentivos para criar oportunidades econômicas sustentáveis no setor produtivo.

O secretário reforçou ainda, a importância da implementação da bioeconomia junto às cadeias produtivas para uma relação harmônica entre o desenvolvimento econômico sustentável e o meio ambiente.

“O Governo do Pará, ao longo dos anos, vem desenvolvendo ações de forma integrada para garantir o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a gestão sustentável dos recursos naturais e redução de emissão de gases de efeito estufa”, disse o secretário.

A embaixadora adjunta dos Países Baixos, Afke Mulder, disse que diante do cenário que o mundo tem enfrentado, referente a adaptação de sistemas de economia, é imprescindível compreender melhor os desafios e oportunidades ligados à sustentabilidade.

“Tivemos a oportunidade de explorar as prioridades do Estado do Pará para o caminho até uma bioeconomia sustentável. Trocamos ideias na área de como intensificar a cooperação entre os Países Baixos e o Pará no âmbito de promoção de ‘produtos do futuro’ como cacau e açaí, e como criar uma escala maior e melhor acesso ao mercado”, disse a embaixadora adjunta, Afke Mulder.

Na ocasião, o secretário destacou também o sistema agroflorestal, que visa à diversificação das espécies cultivadas, produção sustentável, recuperação de áreas degradadas e incremento econômico para o agricultor, com geração de renda.

No âmbito do desenvolvimento econômico sustentável, Paulo Bengtson ressaltou que o Governo do Pará trabalha na implementação de políticas públicas para adoção de energia renovável, junto às empresas que se instalarem no Estado. E, as empresas que já estão instaladas, o projeto prevê o processo de descarbonização, visando a redução de gases poluentes em sua cadeia de produção.

Ainda sobre as oportunidades de investimentos, o secretário enfatizou que o Governo do Pará está mostrando ao mundo que é possível conciliar desenvolvimento sem desmatamento. O Pará construiu um modelo de políticas públicas enfatizando um novo modelo de desenvolvimento, que envolve economia, pessoas e a floresta viva. "Temos compromisso com o desenvolvimento sustentável”, destacou.

Por Aldirene Gama (SEDEME)

19/07/2023 15h07