A dona de casa Marcilene de Sousa, 38 anos, moradora do município de Marituba há 20 anos, aproveitou a ação para tirar a 2° via da certidão de nascimento dos dois filhos que são menores de idade.
‘’No momento, eu não tinha condições financeiras para tirar a certidão dos filhos, e quando soube da ação, aproveitei. Estávamos precisando muito desses atendimentos, e com a chegada do TerPaz a nossa realidade mudou para melhor’’, concluiu a moradora.
A ação ocorreu a manhã desta quarta-feira (11) no bairro Nova União, no município de Marituba, o projeto "Meu Registro", é promovido pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) em parceria da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster). A comunidade teve acesso a serviços de forma gratuita, como a emissão da 1ª e a 2ª vias da certidão de nascimento e a 2ª via da certidão de óbito.
‘’Hoje foi a vez do município de Marituba receber a ação de emissão da 1° e 2° vias da certidão de nascimento e a 2° via da certidão de óbito, estamos levando esse serviço de cidadania para quem mais precisa, ou seja, aqueles que não têm condições financeiras de arcar com esses serviços. Esse é um trabalho de extrema importância realizado pelo governo do Estado do Pará’’, concluiu o coordenador da Seaster no TerPaz, Bruno Farias.
O mototaxista José Martins, 48 anos, também aproveitou para tirar a segunda via da certidão de nascimento, já que a primeira havia sido extraviada. ‘’Essa ação veio em boa hora, porque eu estava precisando tirar a minha certidão de nascimento, já que perdi a minha e no momento não tinha como pagar por uma nova’’, disse o morador.
A próxima ação do "Meu Registro" irá ocorrer nesta sexta-feira (13) na Escola Estadual Vella Alves, localizada na Avenida Fernando Guilhon, s/n, no bairro do Jurunas em Belém, e no próximo dia 20, na Associação dos Moradores do Catalina, localizada no Conjunto Catalina, na Rua Capitão Tibério, s/n, no bairro do Mangueirão em Belém. O horário de atendimento é das 9h às 12h.
Veja a documentação necessária para obter novos documentos:
Certidão de nascimento (1ª via):
- Declaração de nascido vivo;
- Registro administrativo de nascimento indígena;
- RG e CPF originais e cópias dos pais;
- Comprovante de residência;
- Telefone para contato.
Certidão de nascimento (2ª via):
- Cópia de certidão de nascimento original;
- Cópias do RG, CPF e NIS;
- Telefone para contato.
Certidão de óbito (2ª via):
- Cópia de certidão de óbito original;
- RG e CPF do solicitante da certidão de óbito;
- Telefone para contato.