A parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), de Articulação da Cidadania (SEAC) e a Companhia Têxtil de Castanhal (CTC) promove cursos de capacitação nas Usinas da Paz Padre Bruno Secchi, no bairro do Bengui, e Jurunas Condor.
Na Usina da Paz Bengui, cerca de 30 moradores concluíram o curso de Inteligência Emocional no Mercado de Trabalho, realizado entre os dias 20 e 24 de maio, com carga horária de 20 horas-aula. A formação foi ministrada pelo servidor da Sedeme, Guilherme de La Roque.
Na Usina da Paz Jurunas Condor, 20 moradores concluíram o Curso de Artesanato em malva Amazônica, com 32 horas/aula, realizado no período de 21 a 24 de maio. A iniciativa visa o desenvolvimento econômico e social nos territórios, proporcionando geração de renda a partir do conhecimento. A ação é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e a Companhia Têxtil de Castanhal (CTC), no âmbito do programa Territórios pela Paz (TerPaz), do Governo do Pará. Durante a realização da oficina, o secretário de Segurança Cidadã de Recife, Paulo Moraes, visitou as instalações da Usina e conheceu a estrutura e os serviços gratuitos disponibilizados pelos órgãos e entidades parceiras do estado, incluindo a capacitação em artesanato em Malva, uma fibra têxtil vegetal de alta resistência.
Por Aldirene Gama
28/05/2024 14h23