Início » Notas » Sedeme celebra Dia Internacional da Mulher com programação especial

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) realizou uma homenagem especial nesta sexta-feira, 08 de março, a todas as mulheres que fazem parte do quadro de servidores do órgão. O secretário adjunto, Carlos Ledo, parabenizou todas as servidoras por sua contribuição à missão institucional da Sedeme, destacando o profissionalismo e a dedicação de cada servidora.

A programação incluiu uma dinâmica de grupo e uma roda de conversa sobre autocuidado, conquistas e desafios femininos, liderada pela servidora Fernanda Gama. Durante o bate-papo, Fernanda ressaltou a importância de cuidar da saúde em todos os aspectos: “Não podemos amar o outro sem antes nos amarmos”. disse Fernanda

O Dia Internacional da Mulher celebra as muitas conquistas femininas ao longo dos últimos séculos, mas também é um momento de reflexão sobre as lutas enfrentadas pelas mulheres diariamente.

Além disso, durante o evento, foi servido um coffe break, seguido da entrega de brindes para as servidoras

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O Dia Internacional da Mulher e a data de 08 de março são comumente associados a dois fatos históricos que teriam dado origem à comemoração.  A primeira manifestação foi realizada pelas operárias do setor têxtil nova-iorquino ocorrida em 08 de março de 1857 (segundo outras versões em 1908). O outro acontecimento é o incêndio de uma fábrica têxtil ocorrido na mesma data e na mesma cidade quando a manifestação foi reprimida com total violência, pois as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem a estas mulheres e somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas). Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual.