Início » Notas » SEDEME e Empresários do setor de confecção visitam as obras do centro de tecnologia têxtil e de confecção da Amazônia do SENAI Pará

O presidente do Sistema FIEPA, José Conrado Santos, a vice-presidente da FIEPA e presidente do Sindicato das Indústrias de Confecção de Roupas do Estado do Pará (Sindusroupa), Rita Arêas, e o diretor regional do SENAI Pará, Dário Lemos, receberam a visita de empresários do setor de confecção e do titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (SEDEME), José Fernando Gomes Júnior, nas  obras do Centro de Tecnologia Têxtil e de Confecção da Amazônia do SENAI Pará, em Belém.

A visita ocorreu na manhã desta quarta-feira (25) e teve como objetivo apresentar as instalações e o trabalho que será realizado neste novo espaço, que será inaugurado em outubro e vai funcionar no SENAI Getúlio Vargas, em parceria com o Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (SENAI CETIQT).

José Fernando Gomes Júnior, da SEDEME, destacou o trabalho que o Governo do Estado vem realizando junto ao setor produtivo e falou da oportunidade em poder conhecer o novo espaço. “Para nós, do Governo do Estado, é motivo de muita alegria estar na visita hoje, mostrando essa grande obra que vai ser inaugurada agora em outubro, para que a sociedade venha se apropriar disso, para que os empresários venham conhecer e saber como podem melhorar suas indústrias cada vez mais. Com esse Centro, a Federação das Indústrias traz para o Estado do Pará o que há de ponta em tecnologia no Brasil e no mundo, para que nosso empresário agregue valor aos seus produtos e cada vez mais treine e capacite nossos jovens e trabalhadores”, destacou.

Empresária do setor de confecções, Priscila Vieira, diretora operacional da empresa MLX Uniformes, disse que acompanha o projeto desde o início, quando se viu a necessidade do setor de confecções e o potencial do estado para ser um polo na área. “Ver o nosso sonho sendo realizado é gratificante. Acredito que vai melhorar muito a nossa qualificação, porque às vezes a gente, como pequena empresa, quer investir em maquinário de ponta, só que sem mecânico qualificado para manutenção, sem ter uma estrutura por trás, a gente não tem força sozinha. Então acredito que esse polo vai ser fundamental para crescermos como segmento”, avaliou.

O presidente do Sistema FIEPA, José Conrado Santos, destacou a importante contribuição que o Governo do Estado vem dando ao setor industrial, por meio da SEDEME, e agradeceu à dinâmica do secretário José Fernando Gomes Júnior em atender e ouvir os empresários desse segmento produtivo. Ele aproveitou a oportunidade para lembrar que a pandemia trouxe muitos desafios para os empresários, assim como existe grande competição com produtos vindos de fora, além de uma defasagem no parque industrial paraense que necessita de incentivos neste quesito. “O Brasil hoje já está competitivo, mas nas áreas que são dominadas pelos megainvestimentos. Quem está entre as pequenas e médias empresas está atrasado, então a gente precisa renovar esse parque industrial”, disse o presidente, acrescentando que o setor deve ser também o responsável por levar propostas à secretaria para que todos pensem nas soluções juntos.

Estrutura - Com 450 m2 de área construída, o Centro de Tecnologia Têxtil e de Confecção da Amazônia contará com uma recepção e 8 salas, que abrigarão as áreas de corte automático, corte manual, costura, mecânica de máquinas, modelagem, laboratório de moda e uma biblioteca. Tudo isso equipado com o que há de mais moderno no setor de confecção.