Início » Notas » Sedeme e prefeitura de Juruti tratam sobre ações voltadas para o fortalecimento cultural, econômico e social do município

Reunião com a prefeita de Juruti Lucidia Batista, Secretário de Governo, Alex Guedes; o presidente da tribo Muirapinima, Sandro Silva; Gerente da Maná produções e eventos, André Guimarães; a Secretária de Assistência Social de Juruti, Júlia Coelho e o Secretário de Cultura Esporte e Lazer, Sebastião Jr.

Durante a reunião, o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Paulo Bengtson, tratou com a chefe do poder executivo municipal, sobre a realização do Festival das Tribos Indígenas, o Festribal 2023, evento cultural que valoriza a história e resgata em forma de espetáculo a cultura indígena das tribos Munduruku e Muirapinima. Tratamos também sobre a implantação de sistemas de energia elétrica, por meio do Programa de Inclusão Socioeconômica (PIS), gerido pela Sedeme, além de futuras parcerias voltadas para o fortalecimento cultural, econômico e social do Município de Juruti, no oeste paraense.

O Festival Folclórico das Tribos Indígenas de Juruti é considerado Patrimônio Cultural do Pará pela Lei Estadual nº 7.112, de 19 de março de 2008; e desde 2011, pela Lei Municipal nº 1.010/2011, de 23 de setembro de 2011, foi declarado e reconhecido como Patrimônio Cultural do Município de Juruti.