Na última terça-feira, 28 de maio, cerca de 30 moradores do entorno da Usina da Paz Padre Bruno Secchi, no bairro do Benguí, concluíram a capacitação em Boas Práticas para Manipulação de Alimentos. A iniciativa visa capacitar os moradores que trabalham no ramo alimentício, bem como fomentar a geração de renda e formação profissional.
A oficina é uma realização conjunta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), no âmbito do programa Territórios Pela Paz (TerPaz), que visa à diminuição da vulnerabilidade social e ao enfrentamento das dinâmicas da violência, através da articulação de ações de segurança pública e cidadania. A iniciativa também busca aplicar o aprendizado no dia a dia das pessoas que trabalham com a venda e manipulação de alimentos.
São quatro horas de aula, distribuídas em técnicas de conservação de alimentos, transporte de alimentos perecíveis, armazenamento, higiene pessoal, entre outras. Ao final, os participantes receberam certificação. A oficina foi ministrada pela professora do curso de Gastronomia da Universidade da Amazônia (Unama) e coordenadora de mercado da Sedeme, Luciana Ferreira. Texto com contribuição do estagiário Ruan Barros, sob supervisão da Coordenadora do Núcleo de Comunicação (Ncom/Sedeme), Aldirene Gama.