SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Notas » Sedeme promove oficinas de capacitações nas Usipaz Cabanagem e Icuí-Guajará

Vinte moradores do entorno das Usinas da Paz da Cabanagem, em Belém, e do Icuí-Guajará, em Ananindeua, concluíram na última quinta-feira (07), o curso de artesanato em juta na modalidade Arranjos e Peças Natalinas. Dez participantes de cada bairro participaram da oficina, iniciada no último dia (5), com carga horária de 24 horas/aula.

capacitação tem como objetivo proporcionar aos participantes a geração de emprego e renda, a partir do conhecimento adquirido.  A ação é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) e a Companhia Têxtil de Castanhal (CTC), no âmbito do programa Territórios pela Paz (TerPaz), do Governo do Pará.

De acordo com Márcio Alfredo, coordenador do núcleo do TerPaz na Sedeme, houve uma grande procura para participar das oficinas e todas as vagas disponibilizadas foram preenchidas. “Isso destaca o alcance das metas, com a participação dos moradores do entorno das Usinas nos cursos oferecidos”, destacou o coordenador.

A supervisora de produção da CTC, Rita Queiroga, destacou que os participantes aprenderam a confeccionar durante a oficina, diversos itens natalinos, como caixas para presentes, garrafas decoradas, enfeites diversos, velas temáticas e caixas organizadoras.

Ainda segundo a supervisora, a oficina foi dividida em duas etapas, com aula teórica e prática. Na parte teórica, foi apresentado as diretrizes da parceria entre Sedeme e CTC, além da missão e visão. “Durante o curso o participante conhece a matéria prima usada em nossos produtos. Após isso, entramos na parte prática, onde elas aprendem técnicas de manuseio, corte, costura, colagem e customização das peças construídas da malva amazônica”, disse a supervisora.