SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Notas » Sedeme promove oficinas de qualificação profissional nas Usipaz, do sudeste do Estado

As Usinas da Paz (Usipaz) de Parauapebas e de Canaã dos Carajás, municípios da região sudeste do Pará, receberam entre os dias 27/11 a 01/12 e de 04 a 08/12, respectivamente, os cursos de capacitação “Seja um Profissional de Qualidade” e “Empreendedorismo: Criando o seu Próprio Negócio” voltado para jovens a partir de 16 anos. Os cursos ocorreram em dois horários, de 14h às 18h e 18h30 às 22h, respectivamente.  

Ao todo, 53 alunos concluíram as oficinas ofertadas, sendo 34 na UsiPaz de Parauapebas e 19 na UsiPaz de Canaã dos Carajás.

A iniciativa visa o fomento do empreendedorismo e permite o acesso à formação profissional de moradores do entorno da UsiPaz, atendendo a necessidade de capacitação profissional, para inserção no mercado de trabalho, conforme a vocação econômica da localidade em que vivem. 

As ações fazem parte da programação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), no âmbito do Projeto Usina da Paz (UsiPaz), integrado ao Programa Territórios pela Paz (TerPaz), executado pelo Governo do Pará, com a coordenação da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac).

A capacitação foi ministrada por Guilherme de La Rocque, especialista em Cursos de Qualificação Profissional de Jovens e Adultos pelo Pronatec Empreendedor.

Guilherme de La Rocque ressalta que o curso “Empreendedorismo: Criando o seu Próprio Negócio” tem como objetivo principal fomentar o empreendedorismo, com proposta de educar, orientar é o despertar para a formação de profissionais com poder de decisão, visão inovadora e criativa, e o estímulo para desenvolver propostas transformadoras para o mercado e perceber que o diferencial competitivo é fundamental para o sucesso do seu atual ou futuro empreendimento.   

“A metodologia do curso, além de abordar a parte teórica sobre o profissional que desenvolve a qualidade total, o empreendedorismo com entendimento macro, os desafios que transformam vidas e carreiras, o crescimento e o amadurecimento de ideias, postura pró-ativa, prospecção de negócios e mercado, a demonstração através de cases de sucesso com a prática agressiva e real para o mercado atual, como a realização de dinâmicas, grupos de trabalho, o despertar do potencial de cada um e a mudança relacionada a hábitos e costumes destrutivos para o melhor do hoje”, disse o ministrante.

“Assim, fica evidente que o TerPaz Sedeme alcançou a excelência na prestação de serviço e o entender da sociedade para as mudanças e os novos comportamentos para o alcance de resultados satisfatórios e sustentáveis. Evidenciando o melhor desenvolvimento humano sobre sua vida e carreira, pois as atitudes com objetividade e profissionalismo, fazem as pessoas creem "que o melhor sempre ainda está por vir", destacou.