SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Notas » TerPaz leva oficina de ‘Confecção de Bolsas’ para mulheres do bairro do Bengui

A iniciativa, que promove oficinas para o empreendedorismo, busca também conscientizar o público feminino sobre a violência de gênero

A dona de casa Nazaré Bastos, de 53 anos, era só alegria. Ela que já trabalha com artesanato, aproveitou para aprimorar os seus conhecimentos, dessa vez em outra área. “Para mim, esse curso está sendo excelente, já que eu trabalho com artesanato, e essa oficina vai me ajudar bastante a aumentar a minha renda familiar. Eu já participei de várias ações do TerPaz, que foram ofertadas aqui no bairro e só tenho a agradecer por essas oportunidades”, afirmou a moradora.  

A oficina de Confecção de Bolsas faz parte do projeto "De Menina a Mulher, Tortura que Ela Não Atura" e começou na manhã desta terça-feira (3), no bairro do Bengui, em Belém. A iniciativa busca levar conscientização, orientação, oficinas de empreendedorismo e diálogos sobre a violência contra à mulher para moradoras dos bairros atendidos pelo programa do Governo do Estado, Territórios Pela Paz (TerPaz).

Uma realização do Grupo de Teatro Palha com parceria do Grupo de Mulheres Brasileiras (GMB), Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), e patrocínio da Embaixada da França no Brasil.

"O objetivo principal dessa oficina é trazer formas alternativas de renda para as mulheres da comunidade, para que elas tenham uma fonte de renda própria e também uma ocupação, já que nós sabemos que com a pandemia muitas delas perderam os seus empregos, então criamos essa forma de ajudar, nós já realizamos várias outras ações voltadas para as mulheres e essa é mais uma delas’’, ressaltou a gestora do Território, Juliana Chaves.  

Independência financeira que também é desejada pela dona de casa Elda Costa, de 42 anos. "Esse curso é muito importante. É uma forma de aprendermos e ganharmos o nosso dinheiro, atualmente não estou trabalhando e, com esse conhecimento adquirido aqui, pretendo começar a empreender’’, afirmou a moradora.

A oficina é ministrada pela professora de Corte e Costura, Nanan Falcão. “Esse é um curso de iniciação à costura, com o foco em confecção de bolsas, as alunas vão aprender a fazer dois modelos: a ecobag e uma necessaire. Hoje tivemos a apresentação, falamos um pouco sobre costura e assim pudemos ver quem já tem alguma experiência, e quem não tem. Em seguida, cortamos o modelo da primeira bolsa e agora elas tiveram o primeiro contato com as máquinas de costura. Hoje terminamos essa primeira bolsa e amanhã vamos partir para a segunda bolsa e no último dia vamos para a fase de acabamento e finalização’’, detalhou a ministrante.   

Serão três dias de oficina até à próxima quinta-feira (5), na sede do Grupo de Mulheres Brasileiras (GMB), no bairro do Benguí. Integrante do Grupo há 14 anos, Ângela Alves, ressaltou a importância de eventos como esse.

‘’Essa parceria que o GMB tem com o TerPaz é muito gratificante, porque nós cremos que as mulheres precisam se capacitar, para aumentar ainda mais a auto estima delas e hoje iniciamos com a oficina de confecção de bolsas e seguimos com outras ações ao longo do mês de agosto e início de setembro’’, afirmou Ângela Farias, Integrante do GMB.

Cronograma de ações no TerPaz Bengui:

09/08 - Realização de Roda de Conversa sobre Violência contra Mulher, às 17h, na Igreja Batista Missionária da Paz, na Travessa São Pedro, número 54, altos. Próximo ao Pronto Socorro do Benguí.

10,11,12/08 - 2° Oficina - Grafit. Sede do Grupo de Mulheres Brasileiras (GMB).

17, 18 e 19/08 - 3° Oficina - Confecção de Bonecas Abayomi. Sede do Grupo de Mulheres Brasileiras (GMB).

24, 25 e 26/08 - 4° Oficina - Estamparia em Tecidos. Sede do Grupo de Mulheres Brasileiras (GMB).

31/08, 01 e 02/09 - 5° Oficina - Maquiagem. Sede do Grupo de Mulheres Brasileiras (GMB).

03/09 - Culminância das Oficinas / Feirinha Empreendedora com os produtos das Oficinas + Apresentação do Espetáculo 180: A Mulher do Fim do Mundo, em formato digital. Sede do Grupo de Mulheres Brasileiras (GMB).

Por Elizabeth Teixeira (SEAC)