SEDEME | Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia
Início » Notas » TerPaz realiza vistoria da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros em residências do Guamá, em Belém

Moradores receberam orientações sobre acidentes domésticos, incêndios e outras ocorrências que demandam os dois órgãos estaduais de Segurança Pública

Na manhã desta quarta-feira (11), técnicos da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros promoveram ações de prevenção em residências da comunidade do Caraparu, no Guamá, em Belém, um dos bairros atendidos pelo programa Territórios Pela Paz (TerPaz), do Governo do Estado.

Durante a ação, os moradores receberam orientações e esclarecimentos sobre incêndios em residências e acidentes domésticos, além da substituição do kit gás, um conjunto de equipamentos que compõem o sistema de utilização de gás doméstico (mangueira e regulador de GLP).

“Estamos levantando a bandeira do prevencionismo, o objetivo é atender 200 famílias durante dois dias de ação e, para isso, estamos trazendo informação e orientação para essas pessoas que, na sua maioria, estão em situação de vulnerabilidade social, principalmente sobre acidentes domésticos, incêndios e outras ocorrências que são de responsabilidades da Defesa Civil e Corpo de Bombeiros. Para as famílias que precisam, estamos realizando a troca do kit gás, estamos verificando a questão da validade e qualidade, então estamos estabelecendo essa parceria com a comunidade que impacta diretamente nas nossas demandas em combate ao incêndio, para eles saberem quem acionar, como proceder em uma situação dessas”, informou a cabo Aline Lemos, técnica da Defesa Civil Estadual.

A dona de casa Alcidete Matias era só alegria. “Sinto as vezes aquele cheiro de vazamento na mangueira do meu gás, faz um tempo que eu não troco, então eu achei uma benção essa ação, eles estarem aqui trocando esse material, é até um custo que a gente evitar gastar, agradeço muito”, disse.

Para a Dona Maria da Conceição Caldas, essa ação representa segurança aos moradores. “É muito importante esse trabalho que vocês estão fazendo, para gente se prevenir, a gente vê infelizmente com frequência essa questão de incêndio, já teve aqui próximo um incêndio, destruiu muitas casas, foi muito triste ver isso”, contou a moradora.

O aposentado Fernando de Abreu Pinto também foi um dos beneficiados com a substituição do kit gás. “Eles trocaram a mangueira e o registro do gás, fui orientado pelos bombeiros, eles falaram que não tinha selo do Inmetro e a mangueira estava improvisada, estava precisando desse ajuste, que bom que vocês vieram”, contou seu Fernando.

Atendimento

Esta ação integra uma série de atividades e projetos que o programa TerPaz, coordenado pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), vem realizando na comunidade. “Essa é uma área muito vulnerável, até porque as casas são todas de madeira. Em caso de incêndio, de um sinistro, o número de casas atingidas pode ser muito grande. Estamos focando muito, nessa área, as ações do TerPaz, a gente já trouxe saúde, emissão de documentos, como certidão e identidade, os cursos de capacitação, tudo para poder beneficiar os moradores dessa área”, contou Kelly Mendes, gestora do TerPaz no Guamá.

As equipes da Defesa Civil do Estado e do Corpo de Bombeiro também realizaram um levantamento e cadastro das residências que necessitam de vistoria técnica. A ação continua amanhã (12) no bairro do Guamá. A previsão é que, em breve, outros territórios sejam contemplados.