O curso visa capacitar pessoas, formar novos líderes em diferentes áreas de atuação e criar um ambiente de trabalho motivado, produtivo e sustentável
Gestão por excelência para desenvolver de forma estruturada e eficaz no mercado de trabalho. Foi nesse contexto que o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) concluiu, nesta sexta-feira (18), a segunda turma do curso de Gestão de Pessoas, na Prática, na Usina da Paz Prof. Amintas Pinheiro, no bairro Icuí-Guajará, município de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém.
Ao todo, mais de 30 moradores receberam a certificação. O curso visa capacitar pessoas, formar novos líderes em diferentes áreas de atuação e criar um ambiente de trabalho motivado, produtivo e sustentável.
Trata-se de um novo curso do cronograma de ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), no âmbito do Projeto Usina da Paz (UsiPaz), que está inserido no Programa Territórios pela Paz (TerPaz), executado pelo Governo do Pará, sob a coordenação da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac).
O Secretário da Sedeme, Paulo Bengston, reforça que o papel desempenhado pela secretaria junto ao TerPaz está diretamente ligado ao eixo empreendedor, ratificando o compromisso do governo com o desenvolvimento socioeconômico nas comunidades, com geração de emprego e renda, por meio do conhecimento disseminado nas turmas formadas nas Usinas.
Iniciadas na última terça-feira (15), as atividades da capacitação totalizaram uma carga horária de 16 horas/aula. No conteúdo programático, ministrado por Guilherme de La Rocque, especialista em Cursos de Qualificação Profissional de Jovens e Adultos pelo Pronatec Empreendedor, foram abordados temas como as características do profissional contemporâneo, tipos de liderança, competências esperadas de um líder, a comunicação assertiva, conceitos fundamentais das eras artesanal, industrial e da informação, entre outros.
Márcio Alfredo, coordenador do Ter Paz na Sedeme, destacou que esta é a segunda certificação do novo curso. “Iniciamos com a nova modalidade na UsiPaz do Bengui, com a formação de mais de 30 pessoas, e agora estamos concluindo mais essa turma. Os cursos oferecidos pela Sedeme no âmbito Programa Territórios pela Paz, vão além de capacitar para a geração de renda; eles também abordam questões de gerenciamento, proporcionando aos participantes autoconfiança e mostrando que podem empreender de forma estruturada. ”
La Rocque explica que as organizações desempenham um papel muito maior do que simplesmente gerenciar pessoas; elas coordenam a gestão do conhecimento, sendo o verdadeiro diferencial das empresas de sucesso. “As equipes são as protagonistas desse processo, destacando-se por suas habilidades, procriativa e entendimento dos melhores caminhos a serem adotados. Tudo isso atrelado ao fundamental papel da liderança dos gestores e sua percepção em formar novos líderes em cada área de trabalho”, acrescentou.
Ainda sobre o tema, o professor destacou que muitos gestores e empreendedores não percebem que o principal objetivo do feedback é apontar soluções, e não falhas ou culpados. "É fundamental utilizar uma comunicação assertiva, alinhando as estratégias que precisam ser adotadas para superar dificuldades e otimizar o trabalho. Para isso, é importante identificar quais pontos fortes se encaixam nos planos da empresa e quais habilidades devem ser desenvolvidas para que a equipe cresça de forma estruturada para obter grandes resultados".
Helber Furtado, administrador de uma empresa de buffet, demonstrou satisfação ao concluir o curso. “Como empreendedor, é fundamental saber liderar uma equipe, criando um ambiente de trabalho positivo, visando a excelência na prestação de serviços e alcançando, assim, o que foi falado: ser um protagonista da própria história. Fazer o curso oferecido pela Usina da Paz, através da formação em liderança e gestão do professor Guilherme, acrescenta, com certeza, algo que podemos compartilhar com todos os nossos colaboradores e amigos de trabalho.”
De acordo com a empreendedora Silma Ferreira Nascimento, que trabalha há mais de 10 anos com o fornecimento de salgados, todo o conhecimento adquirido em sala de aula será aplicado diariamente com seus 10 colaboradores.” Isso trará melhorias no atendimento, aumentará a qualidade do serviço e proporcionará satisfação aos clientes, que é o ápice do nosso trabalho”, destacou.
Por Aldirene Gama (SEDEME)
18/10/2024 19h17