Verticalização das cadeias produtivas, mais empresas e investimentos, geração de renda e empregos, eu convido vocês a embarcarem comigo nessa nova jornada para sermos protagonistas da mudança de patamar da nossa economia. Foi com essa fala que o economista paraense Adler Silveira, se dirigiu ao quadro funcional, como novo secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), na manhã desta quinta-feira, 19, logo após ao ser apresentado pelo ex-secretário da casa, Iran Lima, que retorna à Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), para o mandato de deputado estadual conforme eleito em 2018.
A nomeação de Adler Silveira foi publicada no Diário Oficial do Estado na quarta-feira, 18, e desde então ele deixou a presidência da Companhia de Habitação do Pará (Cohab), para assumir a pasta da Sedeme, considerada por ele uma secretaria transversal que tem a nobre missão de contribuir para alavancagem de um novo paradigma de produção econômica com base na verticalização dos recursos naturais e agregação de valor dos produtos do Pará.
O novo secretário foi recepcionado e apresentado oficialmente à casa pelo ex-secretário Iran Lima, que elogiou o perfil técnico qualificado de seu substituto, com formação em Ciências Contábeis, e ampla experiência profissional nas esferas privada e pública, nessa última, a convite do governador Helder Barbalho, Adler atuou na fusão das secretarias estaduais de Planejamento (Seplan) e Administração (Sead), na atualidade Seplad, bem como à frente da Cohab, de onde sai para assumir a Sedeme.
“Eu sempre digo que uma das principais ações da Sedeme é integrar as secretarias da área econômica no âmbito interno do governo. O Adler vem da iniciativa privada, tem o perfil apropriado para conduzir isso conforme tem mostrado por onde passou com uma atuação estratégica e planejada’’, observou Iran Lima.
Indicadores de resultados, entregas com pontualidade, foco e visão do conjunto da economia paraense e nacional, foram expressões recorrentes no discurso de apresentação do novo secretário. Ele inclusive mostrou preocupação com o contexto atual de desaceleração da economia local em razão do advento do coronavírus, frisando que a Sedeme estará atenta para trabalhar junto com o setor produtivo, realizando os ajustes necessários nesse momento delicado da economia.