O titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Paulo Bengtson, participou na terça-feira (6) da abertura da segunda edição da Conferência Internacional Amazônia e Novas Economias, realizada pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), no Centro de Convenções da Amazônia – Hangar, em Belém. O evento contou com a participação do governador do Pará, Helder Barbalho, secretários de estado, autoridades, especialistas, investidores, organizações e lideranças que atuam com o tema na Amazônia. A programação se estende até a sexta-feira (8), com apresentações e debates que visam promover as novas economias e, ao mesmo tempo, proteger a biodiversidade e agir contra as atividades ilegais que destroem o meio ambiente e prejudicam a população e a economia da região.
Em seu discurso de abertura, o diretor-presidente Raul Jungmann, um dos idealizadores da conferência, afirmou que o encontro internacional simboliza a boa vontade e a esperança de vários representantes da sociedade. Ele destacou que esses representantes se reúnem visando apresentar propostas eficazes para a preservação da floresta em pé, o respeito às comunidades amazônicas e o desenvolvimento das novas economias”. Ainda sobre o tema, ele destacou a importância do debate para trazer soluções e enfrentar desafios. Na ocasião, ele reforçou que soluções para a região são soluções para a humanidade.
O Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) é uma organização nacional privada e sem fins lucrativos que representa as empresas e instituições que atuam no setor mineral.
Conforme o realizador do evento, mais de 3,4 mil pessoas se inscreveram gratuitamente para assistir e debater com mais de 170 palestrantes de oito países. Evento tem curadoria da ex-ministra do Meio Ambiente e Membro do Conselho Econômico e Social da ONU, Izabella Teixeira, e reúne outros grandes nomes de expressão internacional.
Confira a programação do evento no link: https://www.amazoniaenovaseconomias.com.br/sobre-a-conferencia/#programacao .