Para conhecer o funcionamento do Espaço São José Liberto, bem como as experiências de desenvolvimento econômico local realizado pelo Programa Polo Joalheiro do Pará, iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia – SEDEME, em parceria com Instituto de Gemas e Joias da Amazônia - IGAMA, foi realizada a visita técnica, nesta quinta-feira (04), as instalações do ESJL pelo diretor presidente da empresa North Star Participações S/A, Mauricio Gaioti e o consultor David Leal.
A North Star S.A, empresa brasileira de capital belga, especializada no refino de minerais preciosos no dia 04 de fevereiro de 2021, celebrou um protocolo de intenções com o Governo do Estado com o objetivo de criar condições favoráveis para a verticalização da produção mineral aurífera no Estado do Pará. Na mesma data foi lançada a construção da refinaria de ouro da empresa North Star, que incentivará a verticalização de ouro no estado.
A visita ocorrida este mês contou com uma programação organizada em três etapas: 1º apresentação do território criativo São José Liberto com exposição dialogada sobre o histórico de habitação do prédio por tratar-se de uma construção de 270 anos, que após várias adaptações sofreu uma intervenção, concluída no ano de 2002, pelo arquiteto Paulo Chaves (PA) e que trouxe ao prédio uma unidade como obra de arte; Em seguida foi realizada uma imersão as instalações do ESJL a saber: Capela São José, Museu de Gemas do Estado do Pará, Jardim da Liberdade, Casa do Artesão e Anfiteatro Coliseu das Artes, onde foram apresentadas as particularidades culturais, econômicas de cada espaço e seus múltiplos usos integrados pelas tríades: economia, mineração, cultura x turismo, empreendedorismo, geração de emprego, trabalho e renda.
Para a terceira etapa foi reservado a visitação as lojas de joias do ESJL e o diálogo do diretor presidente da North Star com os empreendedores proprietários das lojas compartilhadas, atendidos pelo programa Polo Joalheiro do Pará.
Na oportunidade foram apresentadas algumas coleções de joias desenvolvidas pelo Polo Joalheiro/PA com design inspirado na cultura amazônica, referência criativa para produção joalheira local. No diálogo mantido foram destacados os principais desafios da produção e o funcionamento da rede de empreendedores e parceiros do Programa.
A visita técnica foi mediada pela diretora executiva do ESJL e do IGAMA, Rosa Neves, e o diretor do Núcleo Tecnológico Organizacional e Comercial/IGAMA, Thiago Albuquerque e a técnica Emilly Furtado. Esteve também participando da visita Lindemberg Figueiredo, diretor da empresa Regaf - Montagens Industriais Ltda.