O governador Helder Barbalho assinou nesta quarta-feira (08), durante agenda de trabalho no município de Novo Progresso, no sudoeste paraense, autorizações para a implantação de sistemas de energia elétrica em áreas rurais do município. As obras fazem parte do Programa de Inclusão Socioeconômica (PIS), gerido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme).
Foram autorizadas pelo chefe do Executivo Estadual duas obras para a construção de 13 quilômetros de rede monofásica e 5,6 km de rede bifásica, além da instalação de 36 transformadores, para beneficiar 41 famílias das vicinais Renascer, Pavão, Gavião e Ipê. O investimento ultrapassa R$ 1 milhão.
“São investimentos em saúde, educação, infraestrutura urbana que, acima de tudo, demonstram cuidado com as pessoas, com ensino superior, creches e mais segurança. Portanto, trata-se de um conjunto de ações que se soma ao programa habitacional e à qualificação profissional, para que Estado e Município possam, juntos, continuar trabalhando em favor da população de Novo Progresso”, destacou Helder Barbalho.
Benefícios - Gelson Dill, prefeito de Novo Progresso, disse que a parceria com o governo do Estado vem sendo frutífera, e listou os benefícios já proporcionados pela gestão estadual ao município. “A nossa parceria com o governo do Estado é muito importante para o desenvolvimento de Novo Progresso. O governador é um grande parceiro. Temos ordens de serviço para creches, para 5 km de pavimentação asfáltica, pavimentação da pista do aeroporto, sistema de abastecimento de água, cobertura de quadras poliesportivas e muitas outras ações do governo, incluindo o Programa Sua Casa, entregue para 129 famílias. São diversas ações que o governo está trazendo para Novo Progresso”, frisou o prefeito.
José Fernando Gomes Júnior, titular da Sedeme, disse que as autorizações reforçam a presença do governo em todo o Estado e o compromisso com o desenvolvimento. “Hoje, o governador autorizou obras do PIS para que 41 famílias de quatro comunidades passem a ter acesso à energia elétrica de qualidade, através do governo do Estado. Na Sedeme, o nosso compromisso é manter a agenda de apresentação do Programa para o maior número de municípios possível, para garantir a presença do governo e reforçar seu compromisso com o desenvolvimento econômico”, informou.
Por Igor Nascimento (SEDEME)